Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Preventiva

Infectologia

Pediatria Geral

Em Campina Grande do Sul, um homem de 45 anos de idade foi atacado por um cão desconhecido. O paciente sofreu diversas lesões no rosto e no pescoço, profundas e lacerantes. O animal evadiu-se, não sendo encontrado. O paciente relatou que no ano passado foi picado por uma jararaca e recebeu soro anti-botrópico, tendo apresentado uma hora após a aplicação, formigamento nos lábios, palidez, dispneia, edemas, exantemas e hipotensão, foi atendido prontamente. Na presente situação, no caso de você decidir pela imunização contra o vírus da raiva, qual o procedimento que você indicaria?

A
Usar somente imunização passiva
B
Usar somente o soro antirábico heterólogo
C
Usar soro homólogo e vacina
D
Usar somente imunização ativa
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Em um caso suspeito de endocardite infecciosa a presença de 2 hemoculturas positivas, colhidas em tempos diferentes, para patógenos típicos para esse tipo de infecção, constituem critério major para o diagnóstico. São considerados típicos os agentes abaixo, EXCETO:
Em relação ao Esôfago de Barrett, assinale a alternativa correta:
O defeito fundamental da tetralogia de Fallot é o desvio anterosuperior do septo infundibular. A clínica do paciente é variável, desde uma criança sem cianose a outra com cianose importante. A alternativa associada a um paciente com cianose importante é:
Dentre as seguintes alternativas, quais cardiopatias apresentam hiperfluxo pulmonar:
Compartilhar