Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Preventiva

Infectologia

Pediatria Geral

Em Campina Grande do Sul, um homem de 45 anos de idade foi atacado por um cão desconhecido. O paciente sofreu diversas lesões no rosto e no pescoço, profundas e lacerantes. O animal evadiu-se, não sendo encontrado. O paciente relatou que no ano passado foi picado por uma jararaca e recebeu soro anti-botrópico, tendo apresentado uma hora após a aplicação, formigamento nos lábios, palidez, dispneia, edemas, exantemas e hipotensão, foi atendido prontamente. Na presente situação, no caso de você decidir pela imunização contra o vírus da raiva, qual o procedimento que você indicaria?

A
Usar somente imunização passiva
B
Usar somente o soro antirábico heterólogo
C
Usar soro homólogo e vacina
D
Usar somente imunização ativa
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
São características da mielofibrose secundária ( mieloftise ), EXCETO:
Um paraplégico sob cateterismo vesical crônico desenvolve cálculo urinário visível ao Rx simples de abdômen. Seu exame de urina identifica piúria, raras hemácias e presença de flora bacteriana. É mais provável que aquele cálculo seja composto principalmente por:
Qual das propostas terapêuticas abaixo você preferencialmente NÃO indicaria no hiperparatireoidismo secundário à insuficiência renal:
Atualmente, existem 2 tipos de vacinas antipneumocócicas disponíveis no mercado: a vacina polissacarídica (Pneumocócica 23 - valente) e a vacina conjugada (Pneumocócica 7 - valente). Com relação à prevenção das doenças pneumocócicas, por meio de vacinas, é correto afirmar que:
Compartilhar