Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Preventiva

Infectologia

Pediatria Geral

Em Campina Grande do Sul, um homem de 45 anos de idade foi atacado por um cão desconhecido. O paciente sofreu diversas lesões no rosto e no pescoço, profundas e lacerantes. O animal evadiu-se, não sendo encontrado. O paciente relatou que no ano passado foi picado por uma jararaca e recebeu soro anti-botrópico, tendo apresentado uma hora após a aplicação, formigamento nos lábios, palidez, dispneia, edemas, exantemas e hipotensão, foi atendido prontamente. Na presente situação, no caso de você decidir pela imunização contra o vírus da raiva, qual o procedimento que você indicaria?

A
Usar somente imunização passiva
B
Usar somente o soro antirábico heterólogo
C
Usar soro homólogo e vacina
D
Usar somente imunização ativa
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Em relação à suplementação de vitaminas A e D para crianças em fase de desmame, considerar as assertivas abaixo: I- Esta suplementação é necessária para recém-nascidos. II- A dose de suplementação de vitamina D recomendada é de 200 UI. III- A vitamina D deve ser suplementada somente para recém-nascidos a termo. É(São) correta(s) a(s) assertiva(s):
Um paciente chega ao pronto-socorro do HUCAM com um quadro crônico agudizado de retenção urinária. Tem globo vesical palpável e muita dor. A conduta imediata é:
Homem de 48 anos, transferido do pronto-atendimento com história de hematêmese e melena, de inicio há 12 horas. Já fez consulta há 6 meses com hepatologista por ter sido detectado problema numa doação de sangue. Nega antecedentes de alcoolismo, sabe ser hipertenso e não se trata, relatando acidente automobilístico com transfusão sanguinea na adolescência. Exame físico: PA = 100/60 mmHg, FC = 140bpm, com respiração ofegante e agitação psicomotora. Está com veia de grosso calibre puncionada. Hemoglobina = 7,5g/dl. Qual a conduta imediata ?
Entre os itens abaixo, qual não é considerado indicação para o uso de plasma?
Compartilhar