Em caso de criança com 2 anos de idade, apresentando quadro clínico de Kwashiorkor e lesões cutâneas infectadas nos membros inferiores, em consequência da deiscência da pele secundária ao edema, qual a melhor conduta?
A
Orientar a genitora para fazer curativos locais com solução de permanganato de potássio e pomada de bacitracina.
B
Referir com urgência para internamento e tratar a criança com esquema para sepse.
C
Prescrever para casa cefalosporina oral e tratamento tópico das lesões de pele.
D
Orientar para retornar imediatamente se surgirem indícios de agravamento.
Outras questões
Paciente de 40 anos, diabética com disúria e polaciúria há 7 dias evoluiu para febre alta, dor lombar direita e mal estar geral com punho - percussão dolorosa na mesma região. Após internação recebeu cefalotina 2,0 g IV 6/6 hs, hidratação endovenosa e controle dos níveis glicêmicos com insulina. Após 2 dias, persiste com febre alta (39 ºC), piora do hemograma e dores em cólica que acentuaram em sua periodicidade e gravidade. A conduta imediata deve ser:
Homem de 60 anos, ex-pintor, tabagista 40 anos-maço apresenta hematúria intermitente e indolor há uma semana, com coágulos há um dia. A(s) principal(is) hipótese(s) diagnóstica(s) e o(s) exame(s) complementar(es) é(são):
Mulher de 50 anos, assintomática, com antecedente familiar de primeiro grau para câncer de mama, foi submetida à mamografia de rastreamento, na qual foram detectadas microcalcificações pleomórficas, numerosas e agrupadas em quadrante superior externo da mama direita. Para essa paciente, está indicado:
A peritonite primária ou espontânea, pode ocorrer sem uma fonte intra-abdominal óbvia de contaminação. Esta é mais frequente: