Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Infectologia

Em condições normais, a função de marcapasso do coração reside no nó sinoatrial, localizado na junção do átrio direito com a veia cava superior. A disfunção do nó sinoatrial é encontrada, com frequência, em:

A
jovens atletas, no decorrer da diminuição do estímulo vagal, hipertensão e hipercapenia.
B
idosos, na vigência de descompensação de condições como hipertemia, hipertensão e hipertireoidismo.
C
idosos, como fenômeno isolado, manifestando-se por episódios paroxísticos de tonteira e síncope.
D
adolescentes com antecedentes de cardiopatia orovalvular, hipertireoidismo e febre tifoide.
Carolina encontra-se na 30ª semana de sua primeira gestação. Queixa- se de pouca dor abdominal tipo cólica com uma contração de Braxton-Hicks por hora e feto reativo à cardiotocografia. Ao toque, não há alteração significativa das condições cervicais fisiológicas. A melhor conduta é:
Na Síndrome dos ovários policísticos, não encontramos:
Paciente de 32 anos, nuligesta, chega ao consultório com relato de dor pélvica crônica desde os 25 anos. Refere ciclos menstruais de 25 dias de duração com 8 dias de sangramento de moderada intensidade. Dismenorreia, náuseas e vômitos são frequentes durante a menstruação. Existe melhora dos sintomas com contraceptivos orais, mas a paciente relata parada do uso há 2 anos. O exame físico da paciente é normal. O diagnóstico mais provável é:
Anemias microcíticas e hipocrômicas podem estar relacionadas à deficiência de ferro, inflamações crônicas e talassemia. O parâmetro laboratorial capaz de, fidedignamente, identificar a anemia ferropriva dentre os abaixo é:
Compartilhar