Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Em consulta pré-natal, o obstetra solicita a paciente com idade gestacional de 36 semanas e diagnóstico de doença hipertensiva específica de gestação, o exame de cardiotocografia basal para análise da vitalidade fetal. Com base nos parâmetros analisados do exame, o feto foi classificado como ativo. Esses parâmetros, que constituem o índice cardiotocográfico, são:

A
movimentos fetais, movimentos respiratórios e acelerações transitórias.
B
tônus fetal, volume do líquido amniótico e frequência cardíaca.
C
desacelerações periódicas, movimentos fetais, variabilidade e tônus fetal.
D
linha de base da frequência cardíaca, variabilidade, acelerações transitórias e desacelerações.
E
frequência cardíaca, movimentos respiratórios, movimentos fetais e tônus fetal.
Paciente masculino, de 55 anos, é hipertenso, em uso de anti-hipertensivos e AAS. Procura atendimento médico devido a primeiro episódio de epistaxe, a qual não cessou com medidas caseiras, como gelo local. Ao exame, apresenta: ritmo cardíaco regular; PA=220/140 mmHg; FC=90 bpm; sangramento nasal, não sendo possível identificar sua origem. Dentre as condutas abaixo, qual a mais adequada?
Qual das alternativas abaixo está correta?
Paciente de 47 anos queixa-se de rouquidão contínua há 25 dias, após processo aparentemente gripal. Nega dor ou febre. Refere tosse ocasional há anos e azia frequente. Tem antecedentes de depressão tratada, hipertensão arterial controlada e é tabagista de 1 maço/dia há 18 anos. Não apresenta anormalidades aparentes no exame físico geral ou especial. A nasofaringo-laringoscopia revelou paralisia da prega vocal esquerda. Qual a conduta mais adequada a seguir?
Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?
Compartilhar