Em criança na idade entre 2 meses e a idade pré-escolar, com história de tosse ou dificuldade para espirrar, o sinal clínico, na ausência de sibilância, mais indicativo de pneumonia é:
A
cianose
B
batimento das asas do nariz
C
taquipneia
D
tiragem
E
gemência
Outras questões
Vários são os fatores de risco para doença cardiovascular. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fator de risco adquirido mais importante no desenvolvimento do aneurisma de aorta abdominal.
Paciente, 55 anos de idade, acompanhado no ambulatório de cirurgia do aparelho digestivo com diagnóstico de megacólon chagásico, evolui com dor de forte intensidade de início subido em perna e pé à direita, associado a frialdade, palidez e diminuição de sensibilidade em artelhos. Paciente não estava em uso de medicação que não fosse uso esporádico de laxantes e negava história de tabagismo. Realizado o diagnóstico sindrômico de oclusão arterial aguda, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o local mais acometido por essa complicação, nesse perfil de paciente.
Pacientes que apresentam claudicação intermitente têm os seguintes sintomas, com exceção de:
Dor + Delirium. Mulher de 69 anos, está internada há três dias para tratamento de úlcera sacral infectada. É acamada há dois anos, após internação prolongada em UTI para tratamento de pneumonia. Está em uso de Ciprofloxacino 750mg via oral de 12/12h e Metronidazol 500mg via oral de 8/8h, insulina NPH 42 UI/dia, insulina regular 18 UI/dia, ranitidina 150mg via oral de 8/8h, paracetamol 1000mg via oral de 6/6h e codeína 30mg via oral de 4/4h. Nesta manhã foi submetida a desbridamento mecânico da úlcera pela equipe da enfermagem, com remoção completa do material necrótico. Segundo relato da enfermagem, não há exposição óssea. Exame laboratoriais da rotina: Hemograma: Hb= 9,3g/dL; leucócitos= 22800/mm3 (segmentados=18400/mm3, linfócitos= 1800/mm3); plaquetas= 455.000/mm3. RNI= 1,2. Ureia=107 mg/dL. Creatinina= 2,3mg/dL. K=4,7 mEq/L. Na= 156 mEq/L. Você é chamado no início do seu plantão noturno pois a paciente queixa-se de muita dor no local da úlcera sacral, mesmo após a medicação prescrita de horário. A conduta é: