Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Pré-escolar de três anos, bom estado de saúde prévio, apresenta um quadro de pneumonia com derrame pleural de volume moderado. A toracocentese extraiu-se líquido turvo. O agente etiológico mais provável para este caso é:

A
Adenovírus
B
Stafilococcus aureus
C
Streptococcus pneumoniae
D
Haemophylus influenzae não tipável
E
Streptococcus pyogenes do grupo A
Paciente de 70 anos, sexo feminino, tabagista e diabética, com história de claudicação intermitente em Membro Inferior Esquerdo (MIE) para menos de 1.000 metros. Há 12 horas, com dor contínua em MIE, diminuição de temperatura local, palidez e dor. Apresenta pulso femoral presente e ausência dos demais pulsos distais bilateralmente. O exame cardiológico é normal, dextro 135. Qual a principal hipótese diagnóstica?
A neoplasia prostática está entre as patologias que mais causam óbitos em homens. Sobre essa doença, pode-se afirmar EXCETO que:
Você está fazendo uma consulta pré-operatória numa mulher de 35 anos com feocromocitoma de 5cm na adrenal esquerda. Ela foi classificada como ASA III (P3). Todos os exames pré-operatórios solicitados para o risco cirúrgico estão normais. Sua pressão arterial está 130 x 90 mmHg com uso de fenoxibenzamina 200mg, duas vezes ao dia, já há 3 semanas. Ela também tem recebido implementos de hidratação. Sua frequência cardíaca está em 140 batimentos por minuto. O que fazer?
A manobra posicional de Dix-Hallpike positiva na avaliação de um idoso com queixa de tontura, é indicativo de
Compartilhar