Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Em geral, as reações por contrastes iodados, são causadas por:

A
Mediação por linfócitos T
B
Hiposmolaridade
C
Ativação direta do complemento
D
Imunocomplexos
E
Degranulação dos mastócitos
Mulher de 35 anos encontra-­se convalescente de uma pneumonia por mycoplasma. Desenvolveu uma astenia importante. Sua hemoglobina é de 9,0 g/dL e seu VCM é 110. Qual dos seguintes é o melhor teste para determinar se o paciente tem uma anemia hemolítica?
A síndrome caracterizada pela hemissecção medular, levando à perda da sensibilidade dolorosa e térmica contralateral e da função motora ipsilateral:
Homem, 68 anos, com insuficiência cardíaca compensada e DPOC, apresenta quadro abdominal agudo compatível com síndrome perfurativa. Na cirurgia, é encontrada peritonite fecal difusa secundária à diverticulite aguda de sigmoide. Em relação ao uso de antibióticos, são feitas as seguintes assertivas. I. É imprescindível a coleta de secreção peritonial para orientar a terapêutica medicamentosa. II. A flora a ser coberta pelos antibióticos é a aeróbia gram-negativa e anaeróbia. III. A utilização de aminoglicosídeos é a melhor opção terapêutica para cobrir a flora gram-negativa. Qual é a alternativa correta?
Mulher, 52 anos de idade, assintomática, em início de menopausa, apresentou em exames de rotina AST: 210 U/dl, ALT: 02 U/dl, gamaglutamiltransferase: 92 U/l. Não faz reposição hormonal. Nega transfusões sanguíneas e tem apenas um parceiro sexual. O exame físico é normal. Realizou exames adicionais que revelaram Hb: 13,2 g/dl, Ht: 37%, leucograma: 5.700 leucócitos/mm³ sem desvios, glicemia: 82 mg/dl. Anti-HCV positivo, AgHBs negativo, índice de saturação de transferrina: 40%, ferritina sérica: 850 mcg/dl. Anticorpos antimitocôndria, antimúsculo liso e anti-LKM negativos. Anticorpos anti-TPO positivos. A paciente evoluiu com equimoses e petéquias com relevo em MMII e nádegas, hematúria, edema de MMII e ascite. TA: 150 X 100 mmHg. Os exames revelaram urina (sumário): hematúria com cilindros granulosos, hialinos e proteinúria; creatinina: 1,9 mg/dl, ureia: 72 mg/dl, K sérico: 5,7 mEq/l, albumina sérica: 1,4 g/dl, globulina: 4,6 g/dl, colesterol total: 350 mg/dl, tempo de protrombina: 69%, dosagem de C3: 35 mg/dl (VN 55 a 120 mg/dl), contagem de plaquetas: 103 mil/mm³. O tratamento preconizado para o momento é usar:
Compartilhar