Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em idosos, a lesão valvar mais frequente e a sua etiologia principal são, respectivamente:

A
insuficiência mitral pós-inflamatória.
B
estenose aórtica por degeneração.
C
estenose aórtica pós-inflamatória.
D
insuficiência mitral por degeneração.
E
insuficiência aórtica por degeneração.
Paciente apresenta hérnia de hiato esofágico do tipo 1 associada a refluxo gastro-esofágico e mucosa de Barrett com displasia grave, sendo indicada ablação fotodinâmica da mesma. Cerca de 12 horas após o procedimento endoscópico para tal, apresenta dor retroesternal com irradiação cervical e enfisema subcutâneo nesta região. Qual o melhor método diagnóstico para o quadro clínico agudo, apresentado pelo paciente?
Mulher de 36 anos apresenta-se com quadro de ascite há 2 semanas. A punção revelou um GASA (gradiente de albumina soro-ascite) de 1,3mg/dL. É mais provável tratar-se de:
Lactente de 8 meses de idade, sexo masculino, é levado inconsciente ao serviço de pronto atendimento próximo da residência, após episódio compatível com quadro convulsivo. A mãe refere que a criança estava sentada no chão da sala e que, brincando com a irmã de 2 anos, caiu de costas batendo a cabeça. Na avaliação médica encontrou-se no fundo de olho hemorragia retiniana bilateral. A principal hipótese diagnóstica é:
Paciente de 50 anos vem apresentando quadro infeccioso e necrotizante em região genital e perineal, com grave quadro toxêmico há 48 horas. Assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar