Em implantes de stents coronarianos após angioplastia,
A
o período de maior ocorrência de reestenose é entre três e seis meses.
B
a trombose intra-stent é prevenida com uso de anticoagulante, mantendo-se o RNI entre 2,5 e 3.
C
o stent de metal é preferível ao stent farmacológico nas lesões em coronárias de menor diâmetro, segmentares longas e de tronco de coronária esquerda.
D
a utilização do clopidogrel por um ano previne a reestenose nos stents farmacológicos.
Outras questões
Cynara, 30 anos, gesta II para I, hipertensa e diabética tipo I. Está na 8ª semana de gestação e apresenta sangramento de pequena quantidade e cólicas discretas há 3 dias, que cessaram hoje cedo pela manhã. A ultrassonografia realizada há 2 semanas evidenciou gestação tópica com embrião de 6 semanas e batimentos cardíacos presentes. Ao exame especular apresenta sangramento vaginal muito discreto e, ao toque, útero aumentado de tamanho (+/- 10cm) e colo fechado. Na primeira gestação, Cynara teve parto prematuro na 31ª semana de gravidez e traz o relatório da internação daquela ocasião. Há referência a uma medicação utilizada na tocólise, sendo considerada a possibilidade de associação do uso desse fármaco ao desfecho da gravidez.
A provável medicação é:
O tratamento mais eficaz para demência associada ao HIV é:
Assinale a alternativa que NÃO está associada com aumento do risco de acidente vascular cerebral em pacientes com fibrilação atrial.
Mulher, 57 anos, observou aumento de volume da região cervical anterior há 6 meses. No exame físico foi palpado, em região do lobo direito da tireoide, um nódulo de 2x3 cm, de consistência fibroelástica, indolor, não aderido aos planos profundos. Exame laboratorial: TSH = 1,0 mUI/L (normal = 0,4–4,0). Com relação à abordagem dos nódulos tireoideanos, assinale a alternativa INCORRETA.