Em lactente de 8 semanas suspeita-se de estenose hipertrófica do piloro. Um achado considerado patognomônico desta anormalidade e que indica o tratamento cirúrgico é :
A
a palpação da oliva pilórica no quadrante superior direito
B
a demonstração da estenose"em funil" em uma seriografia
C
ultrassonagrafia mostrando espessamento intermitente do piloro
D
o espessamento concêntrico-"em alvo"-do piloro em tomografia computadorizada
Outras questões
Considere as seguintes afirmações no que se refere às infecções causads por Haemophilus Influenzae: I. A meningite por este agente ocorre comumente em crianças menores de cinco anos de idade e em adultos com história de traumatismo craniano ou extravasamento liquórico. II. É comum a ocorrência de derrames parapneumônicos ou de empiema em pacientes com pneumonia pelo haemophilus influenzae. III. Constitui-se como a causa mais frequente de otite média em crianças de pouca idade. IV. A ampicilina é o agente de escolha para tratamento das infecções pelo haemophilus influenzae. V. Com frequência pacientes com doença pulmonar crônica conhecida apresentam traqueobronquite por este agente, caracterizada por achados radiográficos de condensação lobar, ausência de febre e piora gradual do quadro respiratório subjacente. Avalie as seguintes assertivas, selecionando a correta:
Na litíase biliar, a icterícia causada pela impactação de um grande cálculo na bolsa de Hartmann, que obstrui mecanicamente o hepatocolédoco, caracteriza a síndrome de:
Uma pré-escolar de 3 anos, portadora de síndrome nefrótica, chega ao pronto-socorro com história de febre e dor abdominal há um dia. Ao exame físico a criança apresenta-se toxemiada, febril (40 °C), com FC = 120 bpm, FR = 32 rpm e PA = 75 × 55 mmHg. À palpação abdominal a menor apresenta dor difusa e ascite. Suspeita-se de peritonite. Neste caso, o agente mais provável causador desta condição é:
Um escolar de 9 anos vinha sendo tratado de pneumonia há 2 dias e chega ao pronto-socorro com quadro de insuficiência respiratória. A criança está hipoxêmica e requer oxigenoterapia. O exame radiológico mostra grande derrame pleural à direita. O patógeno mais provável, entre os citados, para a pneumonia desta criança é: