Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em mulher de 57 anos, submetida à exame de rotina, foi encontrado um nódulo de tireoide com 8 mm. Em relação a este achado casual, assinalar a alternativa CORRETA:

A
por cintilografia, pode-se verificar se o nódulo é frio.
B
está indicado o emprego de doses supressivas de levotiroxina.
C
a possibilidade de neoplasia recomenda a realização de punção biópsia.
D
a paciente deve ser acompanhada clinicamente durante 6 meses.
E
há indicação de tireoidectomia devido à alta incidência de neoplasia nessa faixa etária.
Adolescente, 15 anos, chega à emergência do HUAP em franco trabalho de parto. Nega ter feito pré-natal e não sabe relatar a data da última menstruação. Ao exame: colo uterino 100% apagado e dilatação de 8 cm. Encaminhada à sala de parto onde deu à luz um RN do sexo masculino, IG Ballard de 29 semanas e PN de 980 g, AIG. No final do primeiro minuto de vida o RN encontrava-se pálido, flácido, com frequência cardíaca de 60 bpm/min, sem drive respiratório e sem reação ao cateter na narina. O índice de Apgar para este RN no primeiro minuto é:
A neuropatia periférica pode ser uma complicação pós-operatória na cirurgia bariátrica por deficiência de qual vitamina?
A (s) substância (s) que deve (m) ser associada (s) à estatina e o nível de colesterol LDL desejado para redução da morbimortalidade cardiovascular em pacientes com doença arterial periférica de membros inferiores são, respectivamente:
Sobre lombalgia mecânica é CORRETO afirmar:
Compartilhar