Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Em paciente cirrótico com nódulo hipervascularizado medindo 4 cm, com trombose portal associada e alfafetoproteína com alteração significativa, o provável diagnóstico é:

A
Doença metastática de provável origem colorretal.
B
Colangiocarcinoma, pois a alfafetoproteína é marcador específico desse tipo de câncer.
C
Doença de Caroli.
D
Hepatocarcinoma.
E
Rabdomiossarcoma.
D. Risalva, grávida, descobriu que tinha sífilis através do VDRL. Realizou o tratamento preconizado por sua obstetra, à base de penicilina. Posteriormente, seu recém-nascido, Silvinho, também apresentou um VDRL positivo, porém com título inferior ao materno. Em relação a esses resultados, seria CORRETO afirmar:
Roger tem 4 meses, é filho da advogada Luiza, e fica em creche desde os 3 meses. Na avaliação semanal pelo pediatra da creche, ele identifica que Roger está choroso, irritado, esfregando os pés um no outro. Há lesões papulocrostosas no tronco e nos membros e lesões vesicocrostosas nas plantas dos pés. Leilane, cuidadora da creche, tem lesões papulocrostosas e pruriginosas sob as mamas, nas axilas e entre os dedos das mãos. O tratamento recomendado para Roger é com:
Homem, 23 anos, sofre queimadura elétrica em objeto próximo a cabo de alta tensão, ficando temporariamente desacordado. Na Emergência, está lúcido e coerente, com lesão deprimida, acinzentada, circundada por área de hiperemia na mão D. A urina está escura. Em relação a este caso, são apresentadas as afirmativas abaixo: I. Deve-se revisar 24 horas após o desbridamento inicial, pois a área de necrose costuma ser posteriormente mais extensa. II. As maiores lesões musculares ocorrem junto a estruturas ósseas, onde há maior calor de resistência. III. É necessária imediata reposição líquida, mesmo sem confirmação laboratorial de mioglobinúria. Qual é a alternativa correta?
Pré-escolar apresenta lesões na pele que se iniciaram há 2 dias, acompanhadas de febre alta e dor à deglutição. Ao exame, percebe-se exantema vermelho, pontilhado, finamente papular, generalizado, com textura de lixa grossa à palpação. O eritema é mais intenso nas fossas antecubitais. A face parece ruborizada e há palidez perioral. A orofaringe apresenta-se muito hiperemiada, com purulência nas amígdalas e a língua tem aspecto de framboesa. Qual é o diagnóstico mais provável?
Compartilhar