Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em paciente com antecedente de um aborto de segundo trimestre, constata­se útero bicorno. Qual a melhor conduta a ser adotada?

A
Metroplastia via abdominal.
B
Correção histeroscópica.
C
Tentar nova gravidez.
D
Uso de progesterona durante nova gravidez.
E
Histerosalpingografia.
O trauma pancreático Grau V está relacionado com uma probabilidade de fístula pancreática temporária maior que 40%, nestes casos a melhor opção para tratamento é o/a:
Paciente em investigação de infertilidade primária se recusa a realizar o exame de histerossalpingografia solicitado pelo médico assistente. A mesma alega que o exame é muito doloroso e já havia recebido o diagnóstico de Síndrome Anovulatória Crônica há 05 (cinco) anos. Sobre o caso pode–se afirmar:
Sr. Pedro, 82 anos, procurou seu médico de família com escoriações em mmii e hematoma em face após episódio de queda no banheiro de sua casa. Sr. Pedro vive com Dona Lourdes, 80 anos, 1 filha viúva de 56 anos e 2 netas. Veio à consulta acompanhado pela filha, ela relatou que Dona Lourdes também caíra 2 vezes no último mês. O médico de família avaliou a atividade funcional de Sr. Pedro através da investigação das atividades de vida diária básicas. São AVDs básicas, EXCETO:
Criança de 10 anos de idade procura o pronto-socorro com queixa de aumento de volume no hemi-escroto direito, observado há aproximadamente 6 horas, acompanhado de dor e hiperemia local. Refere início dos sintomas após exercício físico. Com relação ao quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Compartilhar