Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Em paciente com infeccção pelo vírus da hepatite B, qual dos marcadores abaixo indica replicação viral ativa?

A
Antígeno "core" da hepatite B (HBcAg).
B
Antígeno "e" da hepatite B (HBeAg).
C
Antígeno de superfície da hepatite B (HBsAg).
D
Anticorpo de superfície da hepatite B (anti HBs).
Paciente de 68 anos apresenta tumoração no reto ao toque de 4cm da borda anal. Realizada biópsia da lesão durante a primeira consulta, revelou tratar-se de adenocarcinoma de reto pouco diferenciado. Assinale a alternativa incorreta.
Lactente, com dois meses de idade, foi levado a consulta de rotina no consultório do Pediatra cooperado da Unimed-Rio. Seu perímetro cefálico está três desvios-padrão abaixo da média para idade e sexo. A mãe relatou que durante o primeiro trimestre da gestação teve Doença Exantemática Febril sem diagnóstico. O lactente apresenta cardiopatia congênita em investigação, retardo no crescimento, coriorretinite, catarata e surdez. Nesse caso a microcefalia deve ter sido causada por:
Homem de 25 anos, previamente hígido, apresentou quadro súbito de dor torácica esquerda, seguida de dispneia, o que o motivou a procurar o P.S. Ao exame físico, chama a atenção o murmúrio vesicular diminuído no lado esquerdo, frequência respiratória = 18 e à percussão som claro pulmonar. O provável diagnóstico é:
Mulher de 31 anos queixa-se de que no período de 7 a 10 dias antes de menstruar apresenta labilidade afetiva e irritabilidade intensa, levando a conflitos familiares e profissionais. Refere também humor depressivo com sensação de desolação, ansiedade marcante e sensação constante de cansaço, além de edema mamário (leve) e mastalgia neste período, isso ocorre na maioria dos ciclos menstruais e melhora logo após o início do fluxo menstrual. Pode-se afirmar que:
Compartilhar