Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Em paciente com quadro clínico sugestivo de pneumonia adquirida na comunidade, o exame complementar indicado para confirmar o diagnóstico é:

A
bacterioscopia do escarro pelo gram e cultura.
B
radiografia de tórax.
C
sorologia.
D
aspirado traqueal.
Recém-nascido a termo, pesando 2100g, com APGAR 4 no primeiro minuto e 6 no quinto minuto, apresentou policitemia com sintomas de hiperviscosidade no segundo dia de vida. Foi realizada exsanguineotransfusão parcial sem intercorrências. Após o procedimento, ficou 48 horas sem evacuar, apresentando hipoatividade e distensão abdominal com alças de delgado desenhadas em relevo sob a parede abdominal. Após suspender a amamentação, indica-se nutrição:
Em relação aos quadros de choque, assinale a opção correta.
O câncer primário mais frequente do fígado é o:
Paciente do sexo masculino, 42 anos, compareceu ao ambulatório de dermatologia com queixa de dor e calor na perna direita. Ao exame dermatológico, apresentava comprometimento de extensa área no membro inferior direito que se encontrava edemaciado, eritematoso e quente. Além disso, apresentava tinha interdigital entre o terceiro e quarto pododáctilo e linfadenomegalia inguinal à direita. O quadro cutâneo estava associado a sintomas gerais de febre (39°C) e calafrios.De acordo com o caso clínico descrito, marque a alternativa incorreta:
Compartilhar