Em paciente com SIDA, apresentando linfonodomegalia hiliar e mediastinal e acometimento intersticial pulmonar em associação com quadro neurológico de meningite, deve-se SUSPEITAR de: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição
A
Linfoma
B
P. carinii
C
Histoplasmose
D
Sarcoma de Kaposi
E
Criptococose
Outras questões
Pré-escolar de 6 anos de idade, chega em consultório com lesão de trajeto linear e sinuoso na região da nádega, com prurido moderado. Mãe relata ter notado lesão uma semana após regressarem da praia. Baseado no diagnóstico mais provável, o tratamento é com:
Lactente de dois meses chega ao ambulatório para atendimento e a mãe relata ter notado que a criança não reage aos ruídos. Na história gestacional e do parto, vimos que nasceu de parto vaginal, a termo, e foi pequeno para idade gestacional. O teste da orelhinha foi anormal e o reflexo vermelho está ausente unilateralmente. O perímetro cefálico está abaixo do percentil 5. Ao exame, encontramos sopro sistólico 2+/6 em bordo esternal esquerdo alto. Diante do diagnóstico mais provável, a conduta é:
O predomínio de depósitos glomerulares de IgA em imunofluorescência de biópsia renal está associado à:
A cicatrização das feridas apresenta três fases importantes. Na evolução cronológica destas fases há o aparecimento de diferentes tipos de células na ferida durante a cicatrização. Qual das respostas abaixo correlaciona corretamente a fase com o número de determinada célula?