Em paciente mulher com aterosclerose manifesta e com dislipidemia, qual a meta preconizada para o LDL colesterol, HDL colesterol e não HDL colesterol?
A
LDL - 160, HDL - 40, e não HDL colesterol - 190.
B
LDL - 130, HDL - 40, e não HDL colesterol - 160.
C
LDL - 100, HDL - 50, e não HDL colesterol - 130.
D
LDL - 70, HDL - 40, e não HDL colesterol - 100.
E
LDL - 70, HDL - 50, e não HDL colesterol - 100.
Outras questões
O diabete melito é uma patologia de elevada morbi-mortalidade associada. A prevenção da patologia e suas complicações pode ser efetuada na atenção básica. É considerada prevenção primária:
Existem inúmeras intervenções protetoras vasculares e renais de benefício comprovado. Entre elas destacam-se: I - adoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis e cessação do tabagismo. II - prática de atividade física regular e controle da pressão arterial. III - manejo das dislipidemias e uso profilático de alguns fármacos. Quais estão corretas?
Uma paciente de 32 anos queixa-se de ansiedade, tremores, palpitações e dor na região cervical. Segundo informa, o quadro iniciou-se duas semanas após um episódio compatível com uma virose respiratória. Ao exame físico, a paciente apresenta-se taquicárdica, com mãos quentes e úmidas, além de sentir dor à palpação da tireoide seus exames revelam um TSH ultrassensível suprimido ( < 0,003 UI) e dosagens de T3 e T4 muito elevadas. A velocidade de hemossedimentação é muito elevada ( 100 mm primeira hora). A captação de iodo radioativo revela-se muito reduzida, e a dosagem de tireoglobulina sérica é elevada. Qual é o diagnóstico que se impõe como correto?
O diagnóstico mais provável em uma paciente com hipertensão arterial, hipocalemia, masculinização. Apresentando ao USG massa de sete centímetros em suprarrenal.