Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em pacientes com pancreatite aguda biliar grave, qual das medidas abaixo é a mais importante para prevenir complicações da doença?

A
Reposição volêmica intensiva com manutenção de adequado volume intravascular
B
Realização de colangiopancreatografia endoscópica com papilotomia ao final da primeira semana de evolução
C
Uso de antibiótico profilático de rotina
D
Instituição precoce de dieta por sonda nasoentérica
E
Realização de tomografia computadorizada abdominal com contraste no início do quadro
Na UTI pediátrica, estava internado um paciente de 6 anos, com quadro de choque séptico, consequente a uma endocardite bacteriana. Durante a visita geral, o paciente evoluiu para parada cardiorrespiratória, o monitor mostrava fibrilação ventricular. Qual a sequência de atendimento mais indicada?
Criança, 3 semanas de vida, nascida a termo, de parto cesárea sem intercorrências, apresenta vômitos não biliosos há cerca de 5 dias, com aumento progressivo em frequência. Ao exame físico, encontra-se desidratada e irritada. No abdome, o peristaltismo é visível no epigastro e palpa-se uma tumoração arredondada no hemiabdome direito, abaixo do fígado. Foi submetida a exames complementares, que evidenciaram hipopotassemia e hipocloridria. Na radiografia contrastada de abdome, evidenciou-se o “sinal do bico do seio”. Em relação a esse caso, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal hipótese diagnóstica.
Apesar de a avaliação clínica detalhada ser de fundamental importância na propedêutica dos pacientes com insuficiência venosa crônica dos membros inferiores, a localização dos segmentos venosos com refluxo é conseguida preferencialmente com
João Paulo tem 3 anos, está com febre, cefaleia, diarreia, vômitos, intensa dor abdominal, principalmente em FID, sinal de Blumberg positivo; T: 38°C, FC: 124bpm, FR: 40 ipm; realizado Hemograma, que demonstrou leucocitose com bastonetose importante, e parcial de urina com resultado normal. O pediatra fez o diagnóstico inicial de Apendicite aguda. Assinale a alternativa que indica uma outra possibilidade diagnóstica que poderia confundir ou simular esse quadro:
Compartilhar