Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em pacientes com pancreatite aguda biliar grave, qual das medidas abaixo é a mais importante para prevenir complicações da doença?

A
Reposição volêmica intensiva com manutenção de adequado volume intravascular
B
Realização de colangiopancreatografia endoscópica com papilotomia ao final da primeira semana de evolução
C
Uso de antibiótico profilático de rotina
D
Instituição precoce de dieta por sonda nasoentérica
E
Realização de tomografia computadorizada abdominal com contraste no início do quadro
Homem, 63a, apresenta sintomas do trato urinário inferior. Quais dos parâmetros relacionados a seguir são indicativos de obstrução infravesical?
Em relação à Hemorragia Digestiva Baixa Aguda, pode-se afirmar que:
Quais artérias devem ser ligadas para controle de sangramento volumoso intraoperatório, após a abertura do saco aneurismático, durante a correção de um aneurisma de aorta abdominal?
RN do sexo masculino, 3 dias de vida, apresenta distensão abdominal e vômitos há 1 dia. Até o momento, foram 4 episódios de vômitos, os 2 primeiros de conteúdo alimentar e os últimos com conteúdo esverdeado. AP: nascido a termo, de parto vaginal, sem intercorrência, com peso e estatura adequados para a idade gestacional. Hoje evacuou pela primeira vez, em pequena quantidade, após a realização de estímulo com supositório de glicerina. Exame físico: BEG, desidratado 1+/4, corado, FC e FR normais para a idade. Abdome: distensão generalizada, RHA presentes, sem sinais de reação peritoneal. Toque retal: saída de grande quantidade de mecônio. A conduta inicial é
Compartilhar