Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em pacientes com síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) de intensidade severa, além do uso noturno de CPAP, devem-se iniciar medidas gerais para melhor controle da doença, EXCETO:

A
evitar bebidas alcoólicas próximo do horário de dormir
B
evitar dormir em decúbito dorsal, preferindo o decúbito lateral
C
usar benzodiazepínicos em dose baixa à noite
D
uso de corticoide nasal em pacientes com obstrução nasal sintomática
E
redução do peso corporal
A mãe de Junior está aflita porque ela não pode ir a qualquer lugar sem ele. A separação na hora de dormir tem sido complicada com choros e acessos de raiva. O pediatra explica que esta fase é descrita como de reaproximação e que representa uma reação ao crescente conhecimento da possibilidade de separação. Este período do desenvolvimento da criança inicia-se quando a criança atinge:
Com relação ao crescimento linear (estatura), pode-se dizer que a altura final do indivíduo é o resultado da interação entre carga genética e:
Uma criança de 10 anos de idade é atendida com história de febre, cefaleia, dor retro-orbitária e mialgia há três dias. Há 24 horas, iniciou dor abdominal contínua. Não há manifestações hemorrágicas espontâneas. O exame físico revela hepatomegalia dolorosa, pressão arterial de 100X60mmHg. A prova do laço é positiva, e o hematócrito é de 43%. Segundo as orientações do Ministério da Saúde quanto ao Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue, a conduta terapêutica inicial que deve ser adotada é:
Recém-nascido de 28 dias de vida, aleitado exclusivamente ao seio materno iniciou icterícia com aumento de bilirrubina direta e fezes hipocólicas. Os exames complementares revelaram alterações ocular (embriotoxo posterior), estenose pulmonar periférica e defeitos de arco vertebrais (vértebras em borboleta). A biópsia hepática mostrou escassez de ductos biliares intra-hepáticos. O diagnóstico é:
Compartilhar