Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Hepatologia

Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A
A albumina é uma proteína visceral com meia-vida de 14 dias, sendo considerada como reagente de fase aguda negativa.
B
A transferrina é uma proteína visceral com meia-vida de oito dias, sendo considerada como marcador do metabolismo do ferro, mesmo em casos de inflamação, infecção e trauma.
C
A albumina é uma proteína visceral, considerada específica no diagnóstico de desnutrição proteico-energética na sua forma aguda e sofre influência de estados catabólicos e retenção de fluidos.
D
A albumina é uma proteína visceral cuja concentração plasmática reduzida está associada a aumento da mortalidade e morbidade em pacientes internados.
E
A ferritina é uma proteína de fase aguda negativa e reflete o estado de ferro no organismo.
Um lactente de 2 anos de idade chega ao pronto-socorro com quadro de febre de 39°C e crise convulsiva tônicoclônica generalizada. A crise dura menos de 5 minutos. Apesar da agressiva terapia antitérmica, aplicada pela mãe, a criança já apresentou outros três episódios de convulsão febril no último ano. Das drogas abaixo, a que melhor pode reduzir o risco de novas crises convulsivas febris é
A anomalia cardíaca congênita mais frequente na síndrome de Down é:
Nos primeiros dois anos de vida, as crianças adquirem novas competências em todos os domínios do desenvolvimento. Os chamados marcos do desenvolvimento nos primeiros anos de vida direcionam o pediatra aos parâmetros de desenvolvimento normal no lactente. Assinale a alternativa incorreta.
Paciente com 10 anos chega à consulta de puericultura em uma nova UBS. Ao exame físico, nota-se uma face achatada, braquicefalia, mãos pequenas e dedos curtos, com prega palmar única, baixa estatura, hipotonia e retardo mental. Diante dessa síndrome clínica, constata-se que esse paciente apresenta uma elevada predisposição à neoplasia:
Compartilhar