Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Hepatologia

Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A
A albumina é uma proteína visceral com meia-vida de 14 dias, sendo considerada como reagente de fase aguda negativa.
B
A transferrina é uma proteína visceral com meia-vida de oito dias, sendo considerada como marcador do metabolismo do ferro, mesmo em casos de inflamação, infecção e trauma.
C
A albumina é uma proteína visceral, considerada específica no diagnóstico de desnutrição proteico-energética na sua forma aguda e sofre influência de estados catabólicos e retenção de fluidos.
D
A albumina é uma proteína visceral cuja concentração plasmática reduzida está associada a aumento da mortalidade e morbidade em pacientes internados.
E
A ferritina é uma proteína de fase aguda negativa e reflete o estado de ferro no organismo.
Das substâncias abaixo listadas secretadas pelo rim qual tem efetiva participação em mecanismos hipertensivos?
Paciente chega ao pronto socorro queixando de sangramento transvaginal há quatro dias. Informa que iniciou piora da quantidade de fluxo há três horas associada com uma dor de forte intensidade e que depois houve melhora da dor com diminuição do sangramento. Apresentava atraso menstrual de sete semanas, não usava método contraceptivo, é casada e secundigesta. Ao exame físico: colo fechado, sangramento transvaginal de discreta quantidade, útero de volume menor que o correspondente á idade gestacional. Assinale a alternativa que contém o diagnóstico e a conduta respectivamente.
A diabetes mellitus tipo 2 está intimamente associada à obesidade ou ao sobrepeso. Sobre o tratamento da hiperglicemia, qual alternativa contém apenas drogas que levam à perda de peso no diabético?
Para se evitar trombose arterial, é necessário inibir a agregação plaquetária. Dentre as substâncias (natural ou medicamentosa) abaixo, indique a que NÃO inibe a agregação das plaquetas:
Compartilhar