Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Hepatologia

Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A
A albumina é uma proteína visceral com meia-vida de 14 dias, sendo considerada como reagente de fase aguda negativa.
B
A transferrina é uma proteína visceral com meia-vida de oito dias, sendo considerada como marcador do metabolismo do ferro, mesmo em casos de inflamação, infecção e trauma.
C
A albumina é uma proteína visceral, considerada específica no diagnóstico de desnutrição proteico-energética na sua forma aguda e sofre influência de estados catabólicos e retenção de fluidos.
D
A albumina é uma proteína visceral cuja concentração plasmática reduzida está associada a aumento da mortalidade e morbidade em pacientes internados.
E
A ferritina é uma proteína de fase aguda negativa e reflete o estado de ferro no organismo.
Um médico do serviço de resgate retornava para casa quando presenciou colisão de automóvel de passeio na traseira de caminhão. O acidente ocorreu em uma via com grande fluxo de tráfego e velocidade máxima permitida de 80 km/h. Foi o primeiro a se aproximar do veículo acidentado, percebendo que o motorista do automóvel apresentava-se inconsciente, com sangramento profuso na cabeça e com dificuldade respiratória. A conduta inicial imediata deveria ser:
Enfocando-se o tema “crises convulsivas e epilepsia”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Avalie as assertivas abaixo. I. São exemplos de sintomas negativos da esquizofrenia: embotamento afetivo, comportamento bizarro, neologismo. II. Alucinações auditivas características da esquizofrenia são as vozes de comando. III. A esquizofrenia simples caracteriza-se por pensamento desorganizado, comportamento bizarro e afeto pueril. Está (ão) CORRETA (S):
Adolescente, 15 anos, ingere pelo menos 20 comprimidos de diazepam 5 mg há poucas horas. A paciente vinha fazendo uso de antidepressivo serotoninérgico e benzodiazepínico por episódio depressivo maior. Ao exame, apresenta-se letárgica, confusa e atáxica. Qual fármaco deve ser administrado para se reverter a intoxicação?
Compartilhar