Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Em pacientes portadores de HIV e que apresentam síndrome nefrótica, a lesão mais frequentemente encontrada, à microscopia de luz, é:

A
glomerulopatia membranosa.
B
glomerulopatia membranoproliferativa.
C
glomerulopatia mesangial-proliferativa.
D
glomerulosclerose focal e segmentar.
E
glomerulosclerose membranosa.
Paciente com tosse crônica (> 8 semanas), radiografia do tórax normal e sem uso de inibidores da ECA. A causa mais frequente é:
Uma senhora de 72 anos de idade, diabética, hipertensa e tabagista, relata que apresenta dor abdominal além de massa palpável em região de mesogástrio e epigástrio de crescimento progressivo. Após avaliação médica teve diagnóstico de aneurisma de aorta abdominal volumoso infrarrenal. Considerando o diâmetro do aneurisma, a partir de quantos "cm" esta doença apresenta indicação cirúrgica?
Criança de 10 anos é levada ao consultório médico por apresentar, segundo familiares, uma massa em abdome, do lado direito, que surgiu há pouco tempo. Associado a esse quadro, os familiares referem que a criança tem apresentado dor abdominal, discreto emagrecimento e ocasionalmente sangramento na urina. Ao realizar exame complementar, a US de abdome revelou grande massa localizada em região renal esquerda. Diante do quadro descrito, o diagnóstico é:
Em relação a um paciente com olho vermelho, são apresentadas as seguintes assertivas: I. A iridociclite apresenta-se com ardência, prurido e secreção mucoide e ocorre, na maioria das vezes, em pacientes com história de exposição recente à substância alergênica; II. A conjuntivite bacteriana apresenta secreção mucopurulenta, conjuntivas lisas e inflamadas, com pontos vermelhos e sem adenopatia pré-auricular; III. A conjuntivite viral apresenta secreção mais fluida que na bacteriana, folículos translúcidos circundados por vasos sanguíneos e adenopatia pré-auricular. Qual é a alternativa CORRETA?
Compartilhar