Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A elevação dos níveis séricos do antígeno carcinoembriônico (CEA), em casos de adenocarcinoma colorretal, é útil para:

A
detectar recorrência, realizar o diagnóstico precoce, avaliar a resposta terapêutica.
B
avaliar o prognóstico, detectar recorrência, avaliar a resposta terapêutica.
C
realizar o diagnóstico precoce, predizer a ressecabilidade do tumor primário, avaliar a resposta terapêutica.
D
indicar a necessidade de reoperação, predizer a ressecabilidade do tumor primário, avaliar a resposta terapêutica.
Grupo de cirurgias no qual está indicada a antibioticoprofilaxia:
Você foi chamado para avaliar um paciente de 4 meses de idade internado por bronquiolite, que apresentava queda de saturação de oxigênio. Ao chegar à unidade de internação, o paciente estava em uso de cateter de O2 nasal com 4 L/min, saturação de O2 = 50%, FC = 110 bpm, FR= 100 irpm, presença de tiragens intercostais e subcostais, uso de musculatura acessória e cianose. Enquanto você pedia ajuda e preparava o material, o paciente evoluiu em parada cardiorrespiratória. Após o ciclo de compressões e ventilações, o caso foi reavaliado e a criança continuava com o mesmo perfil eletrocardiográfico. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a conduta mais adequada a ser seguida.
Você foi chamado para avaliar um paciente de 4 meses de idade internado por bronquiolite, que apresentava queda de saturação de oxigênio. Ao chegar à unidade de internação, o paciente estava em uso de cateter de O2 nasal com 4 L/min, saturação de O2 = 50%, FC = 110 bpm, FR= 100 irpm, presença de tiragens intercostais e subcostais, uso de musculatura acessória e cianose. Enquanto você pedia ajuda e preparava o material, o paciente evoluiu em parada cardiorrespiratória. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta o ritmo de parada mais comum nesta situação.
Lactente de 4 meses apresenta antecedente de 3 internações hospitalares por infecção respiratória, com linfopenia, em uso de antibióticos e oxigenioterapia. No período neonatal, apresentou hipocalcemia. Exame físico: cianose de extremidades, saturação arterial de O?, em repouso, em ar ambiente, de 85%, sopro sistólico ejetivo na borda esternal esquerda superior. RX de tórax: hipofluxo pulmonar e coração com forma de bota, além de mediastino estreito com ausência de imagem do timo. Pode-se afirmar que o paciente apresenta:
Compartilhar