Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em proporção significativa de casos o diabete melito é assintomático. O rastreamento para diabete melito deverá ser providenciado nas seguintes situações, EXCETO:

A
Quando forem identificados fatores de maior risco com antecedente familiar de diabete melito(mãe ou pai); idade maior que 45 anos; história de macrossomia ou diabetes gestacional; diagnóstico prévio de síndrome dos ovários policísticos.
B
Indivíduos com sintomas do tipo fadiga, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite e infecções de repetição.
C
Indivíduos com neuropatia, retinopatia, ou doença cardiovascular aterosclerótica.
D
Indivíduos com glicemia de jejum entre 110 e 125mg/dL repetidamente.
E
Indivíduos com glicemia de jejum maior que 126mg/dL repetidamente.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Considerando que um paciente de 45 anos de idade seja portador de câncer gástrico tipo 3 na classificação de Borrmann e tenha indicação cirúrgica, julgue o seguinte item. No caso em apreço, se a opção cirúrgica for uma gastrectomia total, as seguintes artérias serão seccionadas: gástrica direita e esquerda, gastroepiploica direita e esquerda e artérias gástricas curtas.
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. O apêndice normal mede, em geral, 20 cm.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. A pancreatectomia caudal é um procedimento de risco, pois a veia esplênica e a mesentérica inferior se unem na face posterior da cauda do pâncreas.
Compartilhar