Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Hepatologia

Em quadro clínico de colestase com colúria, acolia fecal, prurido e aumento de Gama GT e FA, quais das doenças apresentam colestase intra-hepática?

A
Hepatite por drogas, coledocolitíase, hepatite viral.
B
Hepatite viral, colestase intra-hepática da gravidez, pancreatite crônica com compressão do colédoco.
C
Hepatite alcoólica, cirrose hepática, síndrome de Dubin-Johnson.
D
Hepatite viral, hepatite alcoólica, cirrose hepática.
E
Carcinoma da região periampular, síndrome de Gilbert, hepatite viral.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, portador de hipertensão arterial (enalapril 10 mg/dia), diabetes melito (glimepirida 2 mg/dia) e transtorno bipolar (lítio 300 mg/dia e imipramina 100 mg/dia), é trazido por familiares à emergência hospitalar devido a agitação, alucinações, tremores, rubor, mioclonias e taquipneia. Qual o diagnóstico mais provável?
Considere que uma mulher de 46 anos de idade procurou avaliação médica por ter apresentado nódulo tireoidiano e surtos de palpitação, ansiedade, cefaleia e inquietação. Na investigação, foi diagnosticada neoplasia endócrina múltipla do tipo 2 (NEM-2). A respeito dessa endocrinopatia julgue o item seguinte. O feocromocitoma que ocorre em pacientes com NEM-2 tem sua localização quase sempre na medula adrenal e produz tipicamente epinefrina.
Lactente masculino, 6 semanas, apresenta desde os 15 dias de vida vômitos não biliosos, em jato, perda de peso e ondas peristálticas visíveis. O distúrbio mais provável de ser encontrado é:
Com relação ao trauma abdominal fechado, a indicação correta de lavado perintoneal ou FAST (focused assessment sonogram for trauma) é:
Compartilhar