Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Em qual das alternativas abaixo encontra-se uma situação clínica em que se faz necessário o tratamento da bacteriúria assintomática?

A
Homem de 77 anos, diabético.
B
Mulher de 24 anos, portadora de comunicação interatrial (CIA).
C
Mulher de 37 anos, que irá se submeter a uma histerectomia.
D
Homem de 84 anos, em bloqueio hormonal por câncer de próstata.
No 5º minuto de vida, um recém-nascido apresenta-se com frequência cardíaca abaixo de 100 bpm, choro fraco, cianose de extremidade, tônus muscular flácido e irritabilidade externa ausente. Podemos considerar um escore de Apgar para esse RN:
Gestante obesa e sedentária está na 16ª semana. Apresenta ganho excessivo de peso, com antecedente de macrossomia e diabete em gestações anteriores. A prática de exercício físico, neste caso, é: I. indicada para favorecer o adequado metabolismo materno. II. contra-indicada pelo risco gestacional. III. indicada para prevenir o crescimento fetal exagerado. IV. contra-indicada pelo sedentarismo e pela idade gestacional. Está correto o contido apenas em:
Paciente de 46 anos, sexo feminino, cor branca, com QDP - flatulência há mais de 10 anos, HDA - flatulência e sensação de distensão, algumas vezes associadas a períodos de fezes amolecidas, explosivas de 3 a 4 vezes ao dia, nega dor abdominal ou presença de produtos patológicos nas fezes. Antecedentes patológicos: lesões eritomatovesiculares em ambos os cotovelos, osteopenia diagnosticada há 4 anos e tratada, hipotireoidismo em tratamento, ciclo menstrual regular e habitual; antecedentes pessoais: anemia ferropriva há mais de 1 ano, tratada, história de atopia na infância; antecedentes familiares: mãe com câncer de mama. Exame físico: BEG, descorada +/4+ pele, presença de lesões populares em ambos cotovelos e demais exames sem particularidades; exames laboratoriais: Hb-10,7 leucócitos-7350 PCR- 2,3, teste de tolerância da glicose 86/94/87/84 lgA 4 AST e ALt normal, antiendomísio negativo colonoscopia normal, EDA- edema difuso das pregas duodenais com presença de pregas serrilhas. Qual é o provável diagnóstico do caso?
Sobre a litíase biliar é incorreto afirmar:
Compartilhar