Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Hepatologia

Em qual destas doenças podemos realizar “Transplante Hepático em dominó” ? Assinale-a.

A
Leishmaniose.
B
Tuberculose.
C
Amebíase.
D
Amiloidose.
E
Blastomicose.
Homem trazido à emergência após acidente de trânsito queixava-se de dor cervical. A sensibilidade estava presente, mas nenhuma função motora mostrava-se preservada abaixo do nível neurológico de C6 (Frankel B). Além de garantir adequada ventilação e via aérea permeável, outras condutas devem ser adotadas. Considere as propostas abaixo. I – Investigação inicial da coluna cervical com radiografia simples e imobilização. II - Manutenção da pressão arterial média acima de 85 mmHg com expansores de volume ou fármacos vasoativos. III - Infusão de altas doses de metilprednisolona. Quais delas estão de acordo com o protocolo de manejo do trauma raquimedular cervical?
Com relação a abdome agudo, como apendicite aguda e divertículo de Meckel, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) Uma mulher com o teste hormonal de gravidez negativo pode apresentar gravidez ectópica; ( ) A presença de apendicólitos (coprolitos), líquido e massa periapendicular são achados sugestivos de apendicite aos exames de ultrassom ou de tomografia; ( ) 60% dos tumores carcinoides ocorrem no apêndice e 0,03% das apendicectomias revelam a presença acidental de carcinoide; ( ) Se o tumor for maior que 2 cm ou envolver a base do apêndice, a hemicolectomia D é necessária; ( ) Divertículo de Meckel é resquício do conduto onfalomesentérico e pode conter mucosa gástrica ectópica. É encontrado em 2% da população, 2 feet (60 cm) acima da válvula ileocecal. Pode inflamar em 2% dos pacientes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Paciente de 22 anos com queixa de úlcera vulvar dolorosa e febre há 3 dias. Refere que há cerca de 4 dias iniciou com quadro de prurido local, pouco de dor e algumas pequenas vesículas no grande lábio direito. Ao exame, observam-se ulceras rasas, fundo limpo, dolorosas e irregulares, com cerca de 3mm cada, no grande lábio direito, em extensão de 3cm. Apresenta, também, linfadenomegalia dolorosa à direita. O que deve ser feito?
Lactente com 3 meses de idade dá entrada na UPA com quadro de estado de mal epilético, sem ter apresentado crise convulsiva anteriormente e apresenta hemorragia retiniana ao fundo de olho, qual sua hipótese diagnóstica?
Compartilhar