Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Hepatologia

Em qual dos tumores hepáticos abaixo relacionados, a conduta é cirúrgica?

A
Hemangioma de 3 cm de diâmetro.
B
Hiperplasia nodular focal de 4 cm.
C
Adenoma hepático de 4 cm.
D
Cisto hepático simples de 3 cm.
E
Esteatose focal de 5 cm.
O plantonista da Unidade de Terapia Intensiva aciona a equipe de notificação e captação de órgãos do seu hospital relatando que foi realizado e confirmado o diagnóstico de morte encefálica em um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo crânio-encefálico. Quanto ao prosseguimento do processo de doação de órgãos pode-se afirmar que
Paciente, com 29 anos de idade, procura o pronto-socorro local em virtude de queimadura com água quente na coxa direita, ocorrida há 10 minutos enquanto preparava café. Queixa-se de dores no local da queimadura. Informa ter dado a luz há dois anos e o cartão de acompanhamento da gestante mostra que todo o esquema vacinal foi realizado adequadamente. A paciente está consciente, orientada, eupneica, hidratada, normocorada e afebril, Frequência cardíaca = 79bpm, Pressão arterial = 120x80mmHg. Ao exame local apresenta flictenas, eritema e edema em face anterior de coxa direita. Qual a conduta para o caso descrito?
Em relação aos aneurismas aórticos abdominais, marque a incorreta:
"No Brasil, a maior redução entre as doenças crônicas foi registrada nas mortes por doenças respiratórias (enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, etc.), o que equivale a uma queda média de 2,8% ao ano na taxa de mortalidade. Segundo a análise, um dos fatores para esse resultado é a diminuição do tabagismo no país. De 1989 a 2009, o percentual de fumantes na população caiu de 35% para 16,2% (fonte: portal da saúde)." Essa pequena citação sintetiza a importância de políticas públicas para a saúde da população. Analise as afirmativas e assinale a INCORRETA:
Compartilhar