Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente masculino, 45 anos, procurou serviço de emergência com dor precordial opressiva de forte intensidade iniciada há cerca de 30 minutos. Realizou eletrocardiograma (ECG) que evidenciou supradesnivelamento do segmento ST DE 2 mm de V1 a V4, o que fez com o plantonista optasse pelo tratamento fibrinolítico. Em relação ao benefício deste tratamento é correto afirmar que:

A
o benefício da fibrinólise desaparece ao longo dos anos.
B
não há benefício na população idosa.
C
o benefício não está associado a redução da mortalidade precoce, mas redução de reinfarto e da necessidade de angioplastia.
D
o maior benefício ocorre nos pacientes submetidos a fibrinólise nas primeiras 3 horas de infarto agudo.
E
o benefício consiste exclusivamente na diminuição do supra e alívio dos sintomas.
Avalia-se o risco de infecção do sítio cirúrgico de forma mais eficiente quando se utiliza:
Paciente de 70 anos, sexo feminino, procura atendimento por sangramento gengival após extração dentária. Refere que, pela segunda vez em dois meses, apresentou o referido fato apesar de compressas geladas e aplicação com compressão do local por até 4 horas. Não faz uso de quaisquer medicamentos. Realizou alguns exames que evidenciaram: tempo de protrombina normal, tempo de tromboplastina parcial ativada = 50s (normal de 20 a 35s), hemograma normal. Eletrólitos e provas de função hepática, tireoidiana e renal estavam normais. Com base nestes dados, qual o diagnóstico, entre os abaixo, mais provável para esta paciente?
Em um paciente ictérico, indique um exame de triagem que tem alta sensibilidade e resultado rápido para a diferenciação entre cálculo biliar, tumor de cabeça de pâncreas e hepatite.
Os tumores mais frequentes do mediastino posterior são:
Compartilhar