Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Em relação à abordagem ao paciente com queimaduras, marque a alternativa INCORRETA:

A
As queimaduras epidérmicas não são computadas para fins de cálculo de superfície queimada.
B
São critérios para encaminhamento à internação ou manejo por especialista: idade inferior a 5 anos ou superior a 60 anos, queimaduras de espessura parcial em mais de 10% da superfície corporal ou de espessura total em qualquer extensão.
C
Para o manejo inicial do paciente com queimadura ser efetivo e minimizar o aprofundamento da lesão, deve ser providenciado resfriamento da lesão em até 5 minutos após o acidente, se possível com água corrente ou gelo.
D
Estima-se que 90% dos pacientes queimados não requerem hospitalização. Os acidentes domiciliares correspondem a 65% dos casos, sendo o escaldamento a causa isolada mais frequente.
Escolar de 11 anos, assintomático, comparece para consulta ambulatorial devido ao diagnóstico recente de tuberculose e infecção pelo HIV em sua mãe. Exame físico normal, cicatriz de BCG realizada ao nascimento. A investigação diagnóstica da criança mostrou sorologia para o HIV negativa, radiografia de tórax normal e prova tuberculínica de 6 mm. Segundo as recomendações atuais para o controle da tuberculose no Brasil, a conduta recomendada para este menino é:
Um escolar com diabetes mellitus do tipo 1, cuja família realiza monitoração de glicemias, vai ao pronto atendimento com quadro de tosse e febre. Tem como diagnóstico pneumonia lobar sem complicações e está bem compensado do diabetes. A conduta recomendada é tratamento:
Mesmo sendo considerado um importante problema de saúde pública, o alcoolismo costuma ser identificado apenas em seus estágios finais, quando já ocorreram grandes perdas e as chances de reabilitação do indivíduo são menores. O consumo de álcool é, em geral, socialmente aceito, o que provoca grande dificuldade na classificação do estado em que se encontram os usuários. A alternativa que define o padrão e as implicações do consumo de álcool é:
Quais são as patologias que devem estar incluídas obrigatoriamente, seguindo as evidências científicas atuais, em todos os protocolos de triagem neonatal?
Compartilhar