Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Em relação à abordagem ao paciente com queimaduras, marque a alternativa INCORRETA:

A
As queimaduras epidérmicas não são computadas para fins de cálculo de superfície queimada.
B
São critérios para encaminhamento à internação ou manejo por especialista: idade inferior a 5 anos ou superior a 60 anos, queimaduras de espessura parcial em mais de 10% da superfície corporal ou de espessura total em qualquer extensão.
C
Para o manejo inicial do paciente com queimadura ser efetivo e minimizar o aprofundamento da lesão, deve ser providenciado resfriamento da lesão em até 5 minutos após o acidente, se possível com água corrente ou gelo.
D
Estima-se que 90% dos pacientes queimados não requerem hospitalização. Os acidentes domiciliares correspondem a 65% dos casos, sendo o escaldamento a causa isolada mais frequente.
Mulher de 70 anos apresentou lesão ulcerada com 5 cm de diâmetro na grande curvatura do corpo gástrico. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma com células em anel de sinete. Exames de estadiamento não demonstraram doença metastática. Avaliação clínica pré-operatória mostrou baixo risco cirúrgico. Qual a conduta mais adequada?
Em relação às neoplasias malignas da glândula tireoide, assinale a alternativa em que as lesões estão listadas em ordem crescente de agressividade:
Gestante de 30 anos, com história de abortamentos de repetição e diagnóstico de crescimento intrauterino restrito na gestação atual, foi internada com quadro de acidente vascular cerebral isquêmico transitório e plaquetopenia. À investigação, identificaram-se vegetações não bacterianas em valva cardíaca. Qual o diagnóstico mais provável?
Associe as doenças reumáticas (coluna da esquerda) aos casos clínicos com elas compatíveis (coluna da direita). 1- Artrite psoriásica; 2- Lúpus eritematoso sistêmico; 3- Osteoartrose; 4- Febre reumática; 5- Artrite reumatoide. ( ) Mulher de 35 anos com artrite nas articulações interfalangianas distais das mãos associada a onicodistrofia e “unha em dedal” (múltiplas depressões), dactilite (“dedo em salsicha”) no terceiro pododáctilo esquerdo e placas descamativas nos joelhos e cotovelos. ( ) Mulher de 29 anos com fotossensibilidade, artrite nos punhos, cotovelos e joelhos, alopecia, úlceras orais e proteinúria. ( ) Homem de 67 anos com dor no quadril direito, rigidez matinal de curta duração e rigidez protocinética. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:
Compartilhar