Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Em relação à abordagem clínica do tabagismo, uma intervenção breve, como simplesmente alertar o fumante, produz taxas de cessação por ano de:

A
1 a 5 %.
B
5 a 10 %.
C
10 a 15 %.
D
15 a 20 %.
Um paciente de 58 anos, enfisematoso e dependente de oxigênio domiciliar, apresenta-se com hemorragia digestiva alta. Realizando controle da hemorragia e estabilização hemodinâmica, evolui com agitação e estado confusional, sendo medicado com benzodiazepínico. Quinze minutos após, apresenta-se estuporoso. Gasometria arterial evidencia acidemia, PaO2 48 mmHg, PaCO2 85 mmHg e bicarbonato 37 mEq/L. Nesse momento, a melhor conduta será:
Mulher de 78 anos, aposentada como professora de ensino médio, portadora de doença arterial coronariana, diabetes e insuficiência renal crônica, é submetida a uma avaliação geriátrica ampla, face a crescente necessidade de ajuda para realizar atividades do dia-a-dia, como fazer compras, cuidar das finanças e da casa, por exemplo. Desde que teve uma acidente vascular cerebral há dois anos, se movimenta com a ajuda de um andador. Atualmente faz uso de aspirina, nitrato, diltiagem, forosemida, enalauril e glipizida. No Mini- Exame do Estado Mental (MEEM), apresentou escore de 23/30. Vive só desde que o marido morreu há 1 ano e conta com a ajuda da sobrinha, que tem uma loja próxima, para conseguir comprar mantimentos, pagar contas, limpar o apartamento e ir ao médico quando necessário. Qual o dado apresentado que deve ser considerado como maior fator de risco para mortalidade, independente de outros, nesse caso?
Analisando os distúrbios da micção indique a única afirmação correta:
Uma menina de 10 anos é trazida ao pronto-socorro por unidade de suporte avançado, após ter sido atropelada por caminhão. Foi intubada no local e começou a reposição volêmica. Na chegada está inconsciente, com Glasgow 7. PA = 110 × 70 mmHg, FC = 120 bpm, FR = 23 ipm e satO2 = 88%. Murmúrio vesicular diminuído à esquerda. Primeira medida:
Compartilhar