Em relação à anafilaxia na infância, é INCORRETO afirmar:
A
As principais drogas associadas à anafilaxia são as penicilinas e derivados e os anti-inflamatórios não hormonais.
B
As reações mais graves às medicações são mais frequentes quando estas são administradas por via intravenosa.
C
Os radiocontrastes utilizados para realização de exames de imagem normalmente causam reações anafilactoides, pela liberação direta de mediadores de basófilo e mastócitos.
D
A anafilaxia não pode ser desencadeada por um antígeno que era previamente ingerido sem problemas, ocorrendo sempre na primeira exposição ao antígeno.
E
Nos casos de anafilaxia grave, os pacientes devem ser mantidos em observação, idealmente por 24 horas, pelo risco de piora relacionada à fase tardia da reação.
Outras questões
Mulher de 64 anos, etilista pesada, apresenta-se com icterícia (+++/4+), prurido, e vesícula biliar palpável no HD. Qual dos seguintes itens NÃO deve ser considerado em seu diagnóstico diferencial?
Na emergência pediátrica do IJF havia quatro crianças com DENGUE. Três delas foram internadas com sinais de alarme da doença. Por favor, marque a opção na qual, a princípio, o (a) paciente está com um quadro de dengue clássica:
Liliana, 12 anos, apresentou um quadro súbito de febre, cefaleia intensa, vômitos e rigidez de nuca. Na emergência do IJF, a pediatra solicitou exame do LCR (Líquido Céfalo-Raquidiano) e iniciou tratamento para meningite meningocócica. Qual desses achados poderia ter sido encontrado que sugerisse essa etiologia?
Recentemente, divulgaram-se mais de 1.000 casos de infecções pós-operatórias, em pacientes submetidos às cirurgias vídeo-endoscópicas e plásticas, entre outras, principalmente no estado do Rio de Janeiro. Estes casos apresentaram-se como infecções de pele e tecido subcutâneo com abscessos piogênicos, reação inflamatória aguda e supuração, com evolução lenta, formação de nódulos granulomatosos, ulceração e fistulização. Fato comum a todos os casos foi a falta de resposta aos
antibióticos para cocos Gram positivos, e para bacilos Gram negativos inclusive multiresistentes, e ainda a observação de BAAR nestas lesões. A partir das informações acima, avalie as alternativas e assinale a correta: