Questões na prática

Pediatria

Dermatologia

Em relação à anafilaxia na infância, é INCORRETO afirmar:

A
As principais drogas associadas à anafilaxia são as penicilinas e derivados e os anti-inflamatórios não hormonais.
B
As reações mais graves às medicações são mais frequentes quando estas são administradas por via intravenosa.
C
Os radiocontrastes utilizados para realização de exames de imagem normalmente causam reações anafilactoides, pela liberação direta de mediadores de basófilo e mastócitos.
D
A anafilaxia não pode ser desencadeada por um antígeno que era previamente ingerido sem problemas, ocorrendo sempre na primeira exposição ao antígeno.
E
Nos casos de anafilaxia grave, os pacientes devem ser mantidos em observação, idealmente por 24 horas, pelo risco de piora relacionada à fase tardia da reação.
Em relação à doença de Hirschsprung, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação aos carcinógenos infecciosos e os tipos de tumores predominantes, marque a alternativa ERRADA:
Paciente recém-nascido apresenta engasgos, salivação intensa, tosse durante a primeira amamentação. Evolui com distensão gástrica importante, confirmada por radiografia. Não houve sucesso na introdução de sonda nasogástrica, devido à impossibilidade de progressão. Frente ao caso clínico apresentado, o diagnóstico provável é:
Um paciente de 80 anos de idade foi submetido a uma operação de emergência por um aneurisma de aorta roto. O paciente estava instável hemodinamicamente. O cirurgião observou uma lesão no ureter esquerdo comprometendo 50% da circunferência. A conduta mais adequada para esse caso é:
Compartilhar