Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Em relação à anemia falciforme, é correto afirmar que:

A
na osteomielite, o agente etiológico mais frequente é a salmonella.
B
a esplenomegalia é frequente no adulto.
C
a incidência de litíase biliar é baixa.
D
atualmente, o prognóstico é bom.
E
a presença de dor óssea não é sintoma comum.
Os transtornos de ansiedade têm elevada prevalência na população geral e podem levar a significativo comprometimento sócio-ocupacional nos indivíduos acometidos. Dentre esses transtornos, o do pânico:
Olho vermelho é uma apresentação clínica muito comum em emergências, sendo o diagnóstico correto fundamental para se evitar um tratamento que pode piorar a condição clínica do paciente. Associe as patologias causadoras de olho vermelho (coluna da esquerda) aos tratamentos tópicos (coluna da direita) que não podem ser administrados, por agravarem o quadro clínico. 1 - Conjutivite viral / 2 - Ceratoconjutivite sicca / 3 - Glaucoma agudo / 4 - Ceratite herpética / 5 - Uveíte anterior / ( ) Corticosteroide tópico / ( ) Dilatadores de pupila / ( ) Pilocarpina / A sequência numérica correta, de cima pra baixo, da coluna da direita, é
Paciente do sexo feminino, 78 anos, iniciou quadro de dor abdominal tipo cólica há 72 horas associada a náuseas e vômitos. Procurou atendimento na emergência de um hospital sendo feito o diagnóstico de gastroenterite. Feita a administração de medicação sintomática com melhora parcial dos sintomas. Retornou para casa e após 24 horas persistia com os mesmos sintomas associado à distensão abdominal. Procurou novamente a emergência e foi examinada por um cirurgião que observou um abaulamento em região inguinal direita. Realizou exame de sangue com os seguintes achados: hematócrito 44%, 15500 leucócitos. Rotina radiológica de abdome agudo com distensão de intestino delgado. Qual a melhor conduta neste caso e possível diagnóstico?
Sobre as patologias cirúrgicas na infância, assinale a alternativa correta:
Compartilhar