Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Em relação à anemia hemolítica autoimune mediada por IgM, assinale a opção incorreta:

A
A tipagem ABO das hemácias do paciente apresenta resultados duvidosos.
B
O soro do paciente reage com hemácias A, B, AB e O.
C
As provas pré-transfusionais devem ser realizadas a 37°C.
D
As hemácias do paciente devem ser lavadas com salina aquecida antes dos testes pré-transfusionais.
E
Anemias hemolíticas autoimunes mediadas por IgM são denominadas de autoanticorpos a quente.
Paciente do sexo masculino, 48 anos, com índice de massa corpórea (IMC) = 34 kg m2, circunferência abdominal = 106 cm e glicemia de jejum = 115 mg/dl. Com base nos dados e nos conhecimentos sobre o tema, é correto a?rmar:
Mãe de lactente de seis meses, que estava em aleitamento materno exclusivo, referiu que o filho chorava sem parar, não queria mamar e vinha apresentando vômitos há 24 horas. Contou ainda, que o abdome do bebê está "inchado" e notou a presença de "catarro" e sangue junto com pequena quantidade de fezes quando foi trocar a fralda. Negou presença de febre. Ao exame físico, os sinais vitais estavam normais. Foram solicitados exames, que apresentaram os seguintes resultados: hemograma - ausência de leucocitose; ultrassonografia abdominal - ausência de coleção ou líquido livre na pelve. O diagnóstico mais provável, o sinal ultrassonográfico característico dessa doença e o tratamento específico para esse caso, respectivamente, são:
Para paciente com quadro clínico grave de pancreatite em que há suspeita de necrose pancreática, qual o exame mais indicado?
Seguindo as orientações da American Heart Association (Circulation 2005;112:IV-1-IV5), no que se refere ao tratamento emergencial de arritmias, é correto afirmar que:
Compartilhar