Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Em relação à artrite reumatoide, assinale a alternativa INCORRETA:

A
O anticorpo anti CCP é altamente especifico para essa doença.
B
A droga padrão ouro no seu tratamento é o metotrexate.
C
O tratamento modificador de doença deve ser iniciado o mais rapidamente possível para que se evitem as sequelas articulares.
D
Pacientes com artrite reumatoide sofrem de aterogênese acelerada e têm uma taxa mais alta de infartos do miocárdio que a população geral.
E
A forma mais comum de acometimento do aparelho respiratório nessa doença é a presença de nódulos pulmonares assintomáticos.
Paciente com 18 anos, portador de epilepsia com história de várias crises convulsivas nas últimas 24h. Início da crise em dedo indicador esquerdo, com acometimento de lábio e posteriormente braço ipsilateral. Relata o uso de fenitoína 300 mg/dia e fenobarbital 100 mg/dia. Chega ao Pronto Atendimento com história de paralisia de membro superior esquerdo. Dados vitais: PA 140 x 100 mmHg, FC 100 bpm e temperatura de 36,7ºC. Em relação ao caso, é correto afirmar:
O termo carcinoma de células renais (CCR) é usado para descrever tumo res que surgem nos rins mas que incluem, na sua definição, uma variedade de diagnósticos histológicos e entidades clínicas distintas. O CCR representa 2-3% de todas neoplasias em adultos. Atualmente, um grande número dos tumores renais são diagnosticados durante exames de imagem feitos de rotina e a maioria são menores que 7 cm e confinados ao rim, portanto, candidatos a operações poupadoras de néfrons, como a nefrectomia parcial. Assinale o item que NÃO corresponde a uma indicação de nefrectomia parcial.
Recém nascido de parto normal, a termo, pesando 3250g e medindo 50 cm, apresenta, após os 30 segundos dos passos iniciais do fluxograma de atendimento em sala de parto, frequência cardíaca 120bpm, choro fraco, hipotonia e cianose generalizada. Diante deste bebê, qual a conduta preconizada de acordo com o Programa de Reanimação Neonatal (SBP)?
Um dos principais desafios dentro das UTIs é a prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. São estratégias que devem ser utilizadas:
Compartilhar