Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

Em relação à avaliação Global da Pessoa Idosa - que direciona a atenção para os idosos com problemas complexos e forma mais ampla, dando ênfase ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida, considere as afirmações abaixo: I- As pessoas idosas, especialmente aquelas institucionalizadas ou as portadoras de doenças crônicas de base, são alvo de sérias complicações relacionadas à gripe (pneumonia primária viral pelo vírus da influenza, pneumonia bacteriana secundária, pneumonia mista, exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca e óbito). Com isso, recomenda- se uma dose anual da vacina contra influenza no outono. II- A perda de memória recente e a habilidade de cálculo são indicadores sensíveis de redução das funções cognitivas. III- No Brasil, a prevalência de depressão entre as pessoas idosas ocorre em mais de 50% dependendo fundamentalmente do instrumento utilizado, dos pontos de corte e da gravidade dos sintomas. É um dos transtornos psiquiátricos mais comuns entre as pessoas idosas e sua presença necessita ser avaliada. Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Apesar do aneurisma de aorta abdominal ser o mais frequente, outros aneurismas arteriais também tem grande importância na prática clínica. Assinale a alternativa que contenha respectivamente os aneurismas viscerais e periféricos mais frequentes.
Homem, 45 anos de idade, há 2 meses, apresenta dor, edema, calor e rigidez pós-repouso maior que uma hora em punhos, metacarpofalangianas bilateralmente, interfalangianas proximais bilateralmente e tornozelos. É tabagista e não etilista. Nega outras doenças. Nega sintomas em outros aparelhos. Sem outros achados ao exame físico. Traz os seguintes exames: hemograma normal, VHS = 52 mm/1ª hora; proteína C-reativa = 4,3 mg/dl e radiografia simples das mãos e punhos mostrando osteopenia periarticular em punhos e metacarpofalangianas. A melhor conduta para esse paciente é:
Em relação ao tratamento das queimaduras, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a Doença de Hirschsprung marque a incorreta:
Compartilhar