Questões na prática

Psiquiatria

Em relação à avaliação Global da Pessoa Idosa - que direciona a atenção para os idosos com problemas complexos e forma mais ampla, dando ênfase ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida, considere as afirmações abaixo: I- As pessoas idosas, especialmente aquelas institucionalizadas ou as portadoras de doenças crônicas de base, são alvo de sérias complicações relacionadas à gripe (pneumonia primária viral pelo vírus da influenza, pneumonia bacteriana secundária, pneumonia mista, exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca e óbito). Com isso, recomenda- se uma dose anual da vacina contra influenza no outono. II- A perda de memória recente e a habilidade de cálculo são indicadores sensíveis de redução das funções cognitivas. III- No Brasil, a prevalência de depressão entre as pessoas idosas ocorre em mais de 50% dependendo fundamentalmente do instrumento utilizado, dos pontos de corte e da gravidade dos sintomas. É um dos transtornos psiquiátricos mais comuns entre as pessoas idosas e sua presença necessita ser avaliada. Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Paciente de 65 anos fez mamografia de rotina que mostra area com microcalcificações e densidade assimétrica no quadrante superior externo direito, classificação BI-RADS-4. Qual o próximo passo propedêutico?
Paciente com amenorreia de 12 semanas, apresentando sangramento. Ao exame clínico colo 0/3/0/P/R, a altura de fundo uterino de 15 cm. BCF inaudível. Foi pedido USG obstétrica que revelou imagem de “Flocos de Neve”. Esta imagem é patognomônica de qual patologia?
Mulher de 30 anos de idade queixa-se de mal-estar, náuseas, febre, desconforto no hipocôndrio direito e icterícia. Realizou uma tatuagem no antebraço há 2 meses. Ao exame físico: icterícia de escleróticas, hepatomegalia dolorosa e espaço de Traube livre. Exames laboratoriais: bilirrubinas totais de 5,2 às custas de direta, ALT - 630 U/L, AST - 550 U/I e HBsAg positivo. Qual das afirmações é CORRETA em relação ao caso?
Você, ao atender uma gestante que sofreu agressão lacerante na mão esquerda por cão que não é passível de observação, em relação à profilaxia, deve-se:
Compartilhar