Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Em relação à bacteremia no idoso, todas as assertivas abaixo estão corretas, EXCETO:

A
Alteração do estado mental é muito frequente.
B
Aqueles com idade > 85 anos têm mais comumente apresentação atípica.
C
Febre é sinal cardinal sempre presente.
D
Ausência de identificação de um foco infeccioso pela anamnese e exame físico não afasta o diagnóstico.
E
A especificidade da contagem de leucócitos é baixa nesta população.
Analisando uma criança normal no ambulatório, observaram-se as seguintes habilidades: a) anda com apoio; b) solta um objeto sob comando; c) aproxima-se quando chamado e d) emite uma ou duas palavras com significado. Levando-se em consideração as diretrizes com referência à faixa superior de normalidade, você diria que esta criança tem:
A Alfafetoproteína (AFP) é uma proteína dominante no plasma fetal e sua dosagem durante o pré-natal tem sido utilizada no rastreamento de algumas complicações fetais por que:
Com relação aos cuidados no pós-operatório, julgue o item que se segue. Na resposta endócrina e metabólica ao trauma, as variações do sódio constituem fator relevante para mediar a intensidade das alterações encontradas.
Homem, 70 anos, com plenitude pós-prandial há três meses, seguida de vômitos pós-alimentares. Relata emagrecimento de 10 kg neste período (peso habitual 75 kg). Realizou endoscopia digestiva alta que evidenciou lesão ulcerada localizada no terço distal do estômago, impedindo a passagem do endoscópio. O exame anatomopatológico de biópsia realizada durante a endoscopia mostrou se tratar de carcinoma do tipo intestinal de Laurén. Radiografia de tórax e tomografia computadorizada abdominal sem alterações significativas. Foi indicada terapia nutricional pré-operatória. Dentre as opções terapêuticas abaixo, assinale a mais adequada.
Compartilhar