Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Em relação à bronquiolite viral aguda, assinale a alternativa correta.

A
O uso de corticoide sistêmico diminui o tempo de internação e previne o desenvolvimento de bronquiolite obliterante.
B
O uso de beta 2 adrenérgico inalatório e de via oral melhoram a obstrução das vias aéreas, a ventilação/perfusão, o que reflete em melhora dos parâmetros de função pulmonar.
C
O uso de imunoglobulina EV em doses altas está indicado no tratamento dos casos graves em associação com cardiopatia congênita e displasia broncopulmonar.
D
A maioria dos casos de bronquiolite viral aguda tem boa evolução e geralmente não necessita de internação.
E
Bronquiolite viral aguda ocorre com maior frequência em crianças acima dos dois anos, na presença de tabagismo passivo e com desmame precoce.
Glaucoma Primário de Ângulo Fechado, assinale a alternativa correta:
Depósitos corneanos estão associados com as seguintes mucopolissacaridoses.
Paciente comparece à consulta com queixa de perda visual de início há dois dias, gradual, que no momento alcançou perda total da visão em olho direito. Relata que há algumas horas iniciou dor intensa. Refere ser diabético em uso irregular de medicação, hipertenso em acompanhamento. Nega traumas. Ao exame, observa-se hiperemia difusa, reflexo direto diminuido, tensão ocular elevada e à lâmpada de fenda evidencia ausência de ângulo estreito. Com base no quadro anterior, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável para o quadro é:
Homem de 62 anos, tabagista, com antecedentes de claudicação intermitente em panturrilha direita para 100 metros, procura o pronto-socorro com quadro clínico típico de obstrução arterial aguda no membro inferior direito. Não é cardiopata e, no exame arterial do membro inferior esquerdo, notou-se ausência de pulsos tibiais com fluxo monofásico ao Doppler. A provável causa da oclusão arterial é:
Compartilhar