Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Em relação à bronquiolite viral aguda, assinale a alternativa correta.

A
O uso de corticoide sistêmico diminui o tempo de internação e previne o desenvolvimento de bronquiolite obliterante.
B
O uso de beta 2 adrenérgico inalatório e de via oral melhoram a obstrução das vias aéreas, a ventilação/perfusão, o que reflete em melhora dos parâmetros de função pulmonar.
C
O uso de imunoglobulina EV em doses altas está indicado no tratamento dos casos graves em associação com cardiopatia congênita e displasia broncopulmonar.
D
A maioria dos casos de bronquiolite viral aguda tem boa evolução e geralmente não necessita de internação.
E
Bronquiolite viral aguda ocorre com maior frequência em crianças acima dos dois anos, na presença de tabagismo passivo e com desmame precoce.
Assinale a alternativa correta em relação ao calendário básico de imunização preconizado pelo Ministério da Saúde:
Estima-se que pelo menos 65% dos idosos brasileiros sejam hipertensos. Considerando o tratamento clínico e/ou farmacológico do idoso hipertenso, é correto afirmar que:
Considere as afirmativas: I- a população idosa é particularmente propensa a alterações nutricionais devido a fatores relacionados às modificações fisiológicas e sociais, ocorrência de doenças crônicas, uso de diversas medicações , dificuldades com a alimentação, depressão e alterações da mobilidade com dependência funcional. II -o processo natural de envelhecimento associa-se a uma redução de acuidade visual devido às alterações fisiológicas das lentes oculares, ao déficit de campo visual e as doenças de retina. Cerca de 90% das pessoas idosas necessitam de uso de lentes corretivas para enxergar adequadamente. III- a avaliação cognitiva deve fazer parte da avaliação clínica, pois, auxilia na identificação das principais alterações na saúde mental das pessoas idosas. O desempenho físico e social do idoso depende da integridade de suas funções cognitivas. A perda de memória recente e a habilidade de cálculo são indicadores sensíveis de redução dessas funções. Quais estão corretas?
Em um pronto-socorro dão entrada dois pacientes: uma jovem que, após ter terminado um relacionamento, fez uso de grande quantidade de etilenoglicol; e um escolar que acidentalmente ingeriu grande quantidade de ácido acetilsalicílico. Dentre os exames laboratoriais solicitados, chegaram às mãos do plantonista, os seguintes resultados respectivamente da jovem e do escolar:
Compartilhar