Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Hematologia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação à cirurgia bariátrica, marque a alternativa incorreta:

A
Os procedimentos cirúrgicos bariátricos reduzem a ingestão calórica por modificarem a anatomia do trato gastrointestinal.
B
Em grandes séries, a taxa de mortalidade associada à cirurgia bariátrica é de 0,1% a 2,0%.
C
Dentre as causas mais comuns de morte dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica incluem: embolismo pulmonar e deiscências anastomóticas.
D
Os fatores encontrados que contribuem para o aumento da mortalidade incluem: falta de experiência do cirurgião ou do programa, idade muito jovem do paciente, sexo feminino, obesidade de grau 1 (IMC > 30 Kg/m²) e condições coexistentes.
E
Deficiências de ferro, cálcio, folato, vitamina B12 e outros nutrientes ocorrem após procedimentos com componentes de mal-absorção, tais como “bypass” gástrico.
No manejo do traumatismo craniano grave em pediatria a craniectomia descompressiva deve ser considerada para o tratamento de pacientes com inchaço difuso e hipertensão intracraniana (HIC) refratária ao tratamento clínico. A cirurgia pode ser considerada na situação de:
Paciente de 52 anos, hipertenso e diabético apresenta dois dias de evolução de vertigem de início súbito sem relação com mobilização, associada à diplopia. Foi realizada a manobra de Dix-Halpike que evidenciou nistagmo sem latência e não fatigável. Considerando a hipótese diagnóstica principal, o exame complementar mais indicado é:
Paciente de 26 anos de idade é admitido na unidade de terapia intensiva em pós-operatório de excisão transesfenoidal de tumor de hipófise. Evolui no pós-operatório imediato com polidipsia e poliúria. Neste momento a glicemia capilar foi de 152 mg/dl. Levando em consideração a hipótese diagnóstica principal, o tratamento seria:
Paciente masculino, 75 anos, vem à consulta eletiva com quadro de urgência miccional e nictúria. Ao toque retal a próstata mostra-se endurecida e aumentada de volume. Assinale a alternativa que contenha o provável diagnóstico e o exame mais adequado para sua confirmação.
Compartilhar