Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Hematologia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação à cirurgia bariátrica, marque a alternativa incorreta:

A
Os procedimentos cirúrgicos bariátricos reduzem a ingestão calórica por modificarem a anatomia do trato gastrointestinal.
B
Em grandes séries, a taxa de mortalidade associada à cirurgia bariátrica é de 0,1% a 2,0%.
C
Dentre as causas mais comuns de morte dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica incluem: embolismo pulmonar e deiscências anastomóticas.
D
Os fatores encontrados que contribuem para o aumento da mortalidade incluem: falta de experiência do cirurgião ou do programa, idade muito jovem do paciente, sexo feminino, obesidade de grau 1 (IMC > 30 Kg/m²) e condições coexistentes.
E
Deficiências de ferro, cálcio, folato, vitamina B12 e outros nutrientes ocorrem após procedimentos com componentes de mal-absorção, tais como “bypass” gástrico.
Recém-nascido pré-termo, idade gestacional de 30 semanas, nascido de parto cesáreo por descolamento prematuro de placenta, peso de nascimento = 1385g, Apgar 09/10, é encaminhado para Uti Neonatal por baixo peso e melhor monitorização. Iniciado dieta trófica por gavagem (enteral mínima). No segundo dia de vida apresentou distensão abdominal, vômitos, ruídos hidro-aéreos ausentes, fezes com sangue. Considerando os antecedentes obstétricos e neonatais, a hipótese diagnóstica MAIS PROVÁVEL é: Referência: MURAHOVICH, J. Temas de Pediatria
Correlacione a ordem correta para o procedimento de intubação de seqüência rápida conforme a técnica preconizada pelo ATLS (Advanced Trauma Life Suport®). A: Insuflar o balonete. B: Oxigenar o doente com oxigênio a 100 %. C: Administrar 1 a 2 mg/Kg de succinilcolina por via endovenosa. D: Interromper a compressão da cricóide. E: Intubação por via oro traqueal. F: Administrar um sedativo, etomidato, 0, 3 mg/Kg ou 30 mg. G: Ascultar o tórax do doente. H: Comprimir a cartilagem cricóide. Referência: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO TRAUMA (Advanced Trauma Life Suport®) 7ª Edição.
Dentre as complicações do tratamento conservador dos traumatismos hepáticos, podemos citar, EXCETO:
Espécies de candida são a causa mais comum de infecções fúngicas invasivas em humanos. A candidíase invasiva é uma doença do progresso médico que reflete os avanços da tecnologia do tratamento de saúde. Os fatores de risco implicados na sua maior frequência são:
Compartilhar