Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Hematologia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Em relação à cirurgia bariátrica, marque a alternativa incorreta:

A
Os procedimentos cirúrgicos bariátricos reduzem a ingestão calórica por modificarem a anatomia do trato gastrointestinal.
B
Em grandes séries, a taxa de mortalidade associada à cirurgia bariátrica é de 0,1% a 2,0%.
C
Dentre as causas mais comuns de morte dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica incluem: embolismo pulmonar e deiscências anastomóticas.
D
Os fatores encontrados que contribuem para o aumento da mortalidade incluem: falta de experiência do cirurgião ou do programa, idade muito jovem do paciente, sexo feminino, obesidade de grau 1 (IMC > 30 Kg/m²) e condições coexistentes.
E
Deficiências de ferro, cálcio, folato, vitamina B12 e outros nutrientes ocorrem após procedimentos com componentes de mal-absorção, tais como “bypass” gástrico.
Paciente de 66 anos, feminino, sem alterações cardiovasculares importantes, hipocorada, com hemorragia digestiva alta por duas vezes em passado recente. Apresenta no momento, à endoscopia, úlcera duodenal sem sangramento, tamponada por coágulo. Refere três episódios de melena. Há dois dias sem dor epigástrica, nem vômitos. A conduta mais adequada é:
Você foi chamado para avaliar um paciente de 4 meses de idade internado por bronquiolite, que apresentava queda de saturação de oxigênio. Ao chegar à unidade de internação, o paciente estava em uso de cateter de O2 nasal com 4 L/min, saturação de O2 = 50%, FC = 110 bpm, FR= 100 irpm, presença de tiragens intercostais e subcostais, uso de musculatura acessória e cianose. Enquanto você pedia ajuda e preparava o material, o paciente evoluiu em parada cardiorrespiratória. Após o ciclo de compressões e ventilações, o caso foi reavaliado e a criança continuava com o mesmo perfil eletrocardiográfico. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a conduta mais adequada a ser seguida.
Menino, de 6 anos, é trazido ao pronto-socorro com história de 4 episódios de evacuação com sangue vermelho vivo com coágulos, em grande quantidade, nas últimas 10 horas. Exame físico: regular estado geral; FC = 144 bpm; FR = 30 irpm; PA = 78 x 38 mmHg; descorado 3+/4+; dor leve à palpação abdominal. Toque retal: presença de coágulos e sangue em ampola retal: A hipótese diagnóstica etiológica é:
Adolescente do sexo masculino, 14 anos e 6 meses, vem à consulta para acompanhamento ambulatorial. O exame físico revela: volume testicular 3,8 ml; pelos longos e finos na base do pênis; estatura 147 cm (<p3); peso 39 kg (<p3). Velocidade de crescimento: 2,5 cm/ano. Estatura materna: 141 cm, estatura paterna: 160 cm. A principal hipótese diagnóstica neste caso é:
Compartilhar