Em relação à coinfecção HIV/HBV, considere as seguintes afirmativas: 1. Indivíduos infectados pelo HIV que desenvolvem hepatite aguda pelo HBV têm risco 5 a 6 vezes maior de se tornarem portadores crônicos do HBV quando comparados a HIV negativos. 2. Apresenta replicação viral mais elevada do DNA do HBV e como consequência risco de desenvolver doença crônica hepática grave. 3. A taxa de resistência à lamivudina é estimada em 15% a 30% ao ano e tem sido associada ao uso prolongado dessa droga. 4. Os inibidores de protease e inibidores de transcriptase reversa não nucleosídeos não estão associados a uma maior hepatoxicidade nesses pacientes. Assinale a alternativa correta.
A
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
D
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Outras questões
Considere um paciente do sexo masculino, 60 anos, com diagnóstico de hérnia inguinal D há um ano. Apresenta queixas de trânsito intestinal alterado e prostatismo. A cirurgia de dissecção do saco herniário e do cordão espermático exigiu uso intensivo do eletrocautério. No 7° dia de pós-operatório, o paciente queixa-se de dor e aumento de volume testicular. Ao exame clínico, edema de bolsa escrotal, sem sinais de infecção. O diagnóstico mais provável dessa complicação e a conduta mais adequada para o caso são, respectivamente:
O reparo endovascular do aneurisma de aorta tem sido cada vez mais realizado se comparando à cirurgia convencional. A complicação mais comum após o tratamento endovascular do aneurisma de aorta é:
Associe os diagnósticos (numerados de 1 a 5) às imagens típicas obtidas à fundoscopia (VER IMAGEM). 1 - Fundoscopia normal; 2 - Retinopatia diabética não proliferativa; 3 - Retinopatia diabética proliferativa; 4 - Retinopatia hipertensiva; 5 - Edema de papila. A sequência numérica correta, da esquerda para a direita, é:
Mulher de 28 anos sem queixas gastrintestinais. Apresentou quadro de cólica nefrética, quando realizou ultrassonografia (USG) de abdome total em um serviço de urgência. Durante o exame identificou-se lesão nodular hepática, isoecogênica, medindo 27 mm, localizada no segmento 3. A paciente não relatava comorbidades ou histórico de hepatopatia. Foi solicitada tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste endovenoso para complementação diagnóstica que confirmou o achado do USG, identificando nódulo hepático no segmento 3, medindo 25 mm, com captação homogênea do contraste na fase arterial, contornos bocelados e bem definidos. O restante do parênquima apresentava aspecto normal. Exames laboratoriais indicavam função hepática normal. Identifique a alternativa correta: