Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Em relação à colelitíase, é correto afirmar:

A
No caso de gestantes, o momento ideal para a realização da colecistectomia, quando indicada, é o terceiro trimestre.
B
A colecistectomia em pacientes cirróticos é preferencialmente realizada pela via aberta.
C
Colelitíase assintomática em portador de diabetes mellitus não é indicação de tratamento cirúrgico.
D
A mortalidade da colecistectomia não é aumentada no paciente idoso (acima de 65 anos).
E
Nas crianças, o fator etiológico mais frequente da colelitíase está relacionado às doenças hemolíticas.
Paciente com 23 anos, foi vítima de estupro por agressor desconhecido na mesma data em que procurou o atendimento no pronto-socorro de Ginecologia e Obstetrícia. Mora em zona rural e não tem a carteira de vacinação em dia. O atendimento à mulher vítima de violência sexual prevê: I. encaminhamento obrigatório a serviço de medicina legal, para exame e registro. II. coleta de material biológico pelo médico ginecologista. III. introdução de medicação antirretroviral. IV. investigação de DSTs, contracepção de emergência, antibióticos e imunoglobulina anti-hepatite B. Assinale a alternativa que aponta somente a (s) afirmativa (s) CORRETA (S).
Menino de 4 anos é levado à Unidade Básica de Saúde e os pais referem que há alguns dias ele tem acordado com edema em volta dos olhos. No decorrer do dia, o edema se acumula nas pernas e períneo. Ao exame físico, encontra-se em anasarca e com pressão arterial dentro da normalidade. O exame de urina revela proteinúria 3+, 5 hemácias/campo, cilindros hialinos e granulosos. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Menino de 4 anos de idade tem diagnóstico de anemia falciforme e é levado ao pronto-socorro com quadro agudo de febre e queda importante nos níveis de hemoglobina, caracterizado como episódio aplásico. O agente viral mais frequentemente envolvido nesses episódios, potencialmente fatais, é o:
Mulher de 20 anos vai a uma Unidade Básica de Saúde em consulta de puericultura para o filho de 2 meses. Refere que ele tem chorado diariamente devido a cólicas. Utilizou antiespasmódico pelo menos quatro vezes por semana, nas duas últimas semanas. A criança está em aleitamento materno exclusivo. O exame físico é normal. Após anamnese, o médico resolve suspender o leite de vaca da dieta materna. Esta conduta deve ser considerada:
Compartilhar