Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Em relação à colelitíase, é correto afirmar:

A
No caso de gestantes, o momento ideal para a realização da colecistectomia, quando indicada, é o terceiro trimestre.
B
A colecistectomia em pacientes cirróticos é preferencialmente realizada pela via aberta.
C
Colelitíase assintomática em portador de diabetes mellitus não é indicação de tratamento cirúrgico.
D
A mortalidade da colecistectomia não é aumentada no paciente idoso (acima de 65 anos).
E
Nas crianças, o fator etiológico mais frequente da colelitíase está relacionado às doenças hemolíticas.
As manobras de Yergason é um Phalen são semiologicamente úteis para o diagnóstico, respectivamente, de:
Paciente de 55 anos, feminino, relata para o médico da Unidade de Saúde da área de abrangência de sua residência que há mais de 02 meses tem apresentado crises de vertigem rotatória de curta duração e forte intensidade, desencadeados a partir de movimentos rápidos da cabeça. Apresenta receitas do serviço de pronto atendimento com prescrições de bloqueadores de canal de cálcio, antieméticos e ansiolíticos, com a queixa de recorrência das crises mesmo com o uso dos medicamentos. Ao realizar a manobra de Dix-Hallpike (promoção de brusco e rápido movimento de deitar da cabeça), o médico de família estabelece o diagnóstico de:
A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis; é importante para o médico implementar ações de prevenção e de promoção da saúde, dentre elas, orientar a perda de peso. Considere as afirmações abaixo: I - A perda de peso em indivíduos hipertensos é, geralmente, acompanhada da redução da pressão arterial, o que pode acarretar em redução da necessidade de medicação anti-hipertensiva. II - O sobrepeso está associado à diminuição da tolerância à glicose; a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 pode refletir em uma menor necessidade de medicação hipoglicemiante. III - A apneia do sono é comum entre obesos e é apontada como fator de risco independente para doenças cardíacas. Quais estão corretas?
Paciente masculino, 36 anos, com insônia, desinibição social, logorreico, agitação psicomotora e ideias de grandeza há 5 dias, de caráter progressivo. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar