Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Em relação à colestase no período neonatal, responda de acordo com as afirmações abaixo: I- A atresia biliar é a doença crônica hepática que mais frequentemente afeta as crianças, e é a causa mais comum de colestase neonatal. II- A atresia biliar se manifesta nos primeiros meses de vida e, se não tratada precocemente, evolui para colestase crônica, cirrose biliar e óbito em até 2 anos. III- Na atresia biliar, a idade do paciente por ocasião da cirurgia tem sido, comprovadamente, um importante fator prognóstico. Obtém-se o melhor resultado quando a cirurgia é realizada antes dos 60 dias de vida. IV- Na atresia biliar pelas características da doença o transplante hepático está contraindicado.

A
Se todas as afirmativas forem corretas.
B
Se todas as afirmativas forem erradas.
C
Se apenas uma afirmativa estiver correta.
D
Se apenas uma afirmativa estiver errada.
Com relação às queimaduras químicas do globo ocular, assinale a alternativa INCORRETA.
Mulher de 52 anos de idade, diabética há 5 anos controlada com metformina, gliclazida e dieta. Foi a uma consulta no oftalmologista e o fundo de olho está mostrado a seguir. É possível observar no fundo de olho: (Conforme imagem do caderno de questões)
Em recém-nascidos e lactentes com leucocoria, os seguintes diagnósticos diferenciais que NÃO devem ser considerados:
Adolescente de 14 anos, sexo masculino, procura atendimento por apresentar vários episódios de epistaxe nos últimos três meses. Mãe nega história de hematomas ou sangramentos. Exame físico: normal. Durante o exame apresenta epistaxe leve a moderada, sugerindo sangramento anterior no plexo de Kiesselbach. A conduta incial deve ser:
Compartilhar