Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Em relação à colestase no período neonatal, responda de acordo com as afirmações abaixo: I- A atresia biliar é a doença crônica hepática que mais frequentemente afeta as crianças, e é a causa mais comum de colestase neonatal. II- A atresia biliar se manifesta nos primeiros meses de vida e, se não tratada precocemente, evolui para colestase crônica, cirrose biliar e óbito em até 2 anos. III- Na atresia biliar, a idade do paciente por ocasião da cirurgia tem sido, comprovadamente, um importante fator prognóstico. Obtém-se o melhor resultado quando a cirurgia é realizada antes dos 60 dias de vida. IV- Na atresia biliar pelas características da doença o transplante hepático está contraindicado.

A
Se todas as afirmativas forem corretas.
B
Se todas as afirmativas forem erradas.
C
Se apenas uma afirmativa estiver correta.
D
Se apenas uma afirmativa estiver errada.
Desde 1998, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda oficialmente que o regime de tratamento da tuberculose inclua o tratamento diretamente observado, pelo menos nos dois primeiros meses de tratamento. Esta estratégia:
<p>Os derrames pleurais são classificados em Transudatos e Exsudatos, com base nas suas concentrações de proteína e de lactato desidrogenase (LDH) no líquido. Quanto a sua etiologia podemos presumir se o derrame é transudativo ou exsudativo. Assim, qual das opções abaixo dará derrame pleural transudativo?</p>
Um cardiopata de 85 anos realiza biópsia da próstata por apresentar PSA sérico evolutivo, após intervalo de 3 meses, de, respectivamente, 5 e 7 ng/ml, obtendo diagnóstico de adenocarcinoma Gleason 2. Assinale a conduta mais adequada.
Uma mulher de 62 anos desenvolve hemiparesia esquerda que evolui em pouco tempo para hemiplegia densa. RNM indica lesão expansiva que biópsia estereotáxica demonstra tratar-se de astrocitoma anaplásico. Assinale a opção ERRADA.
Compartilhar