Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Em relação à colestase no período neonatal, responda de acordo com as afirmações abaixo: I- A atresia biliar é a doença crônica hepática que mais frequentemente afeta as crianças, e é a causa mais comum de colestase neonatal. II- A atresia biliar se manifesta nos primeiros meses de vida e, se não tratada precocemente, evolui para colestase crônica, cirrose biliar e óbito em até 2 anos. III- Na atresia biliar, a idade do paciente por ocasião da cirurgia tem sido, comprovadamente, um importante fator prognóstico. Obtém-se o melhor resultado quando a cirurgia é realizada antes dos 60 dias de vida. IV- Na atresia biliar pelas características da doença o transplante hepático está contraindicado.

A
Se todas as afirmativas forem corretas.
B
Se todas as afirmativas forem erradas.
C
Se apenas uma afirmativa estiver correta.
D
Se apenas uma afirmativa estiver errada.
Na ausência de anticorpos anti-DNA nativo, o marcador sorológico mais fiel (específico) para o diagnóstico do Lúpus Eritematoso Sistêmico é o anticorpo:
Paciente de 32 anos, usuária de anticoncepcional oral, apresenta-se com queixa de corrimento vaginal amarelado, abundante, fétido, com prurido vulvar e dispareunia. Ao exame especular, nota-se corrimento abundante e espumoso com cervicite focal. O pH vaginal é de 6,0. O diagnóstico etiológico provável é:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao tratamento da diarreia aguda:
Jovem de 5 anos, com história de artrite no joelho e punho esquerdo e tornozelo direito há 7 dias, com duração de 3 dias em cada articulação. Há 2 dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedentes infecciosos. Exame: taquicárdica, sopro sistólico em foco mitral com irradiação para axila e artrite em tornozelo direito. Suspeita-se de febre reumática. Qual dos achados abaixo NÃO constitui critério maior para o diagnóstico de febre reumática aguda?
Compartilhar