Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Reumatologia

Em relação à colite fulminante (CF) e ao megacólon tóxico (MT), complicações graves da doença intestinal inflamatória, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Colonoscopia e enema opaco são contraindicados. No entanto, uma retossigmoidoscopia flexível com pouca insuflação de ar poderá ser utilizada.
B
Quando a CF não responde ao tratamento clínico, pode se usar a ciclosporina venosa ou o infliximabe anti-FNT (Fator de Necrose Tumoral).
C
O tratamento inicial de ambas consiste em: repouso alimentar, drenagem gástrica, hidratação vigorosa, antibióticos venosos, corticoterapia, associado a sintomáticos, como: antidiarreicos, opiáceos para dor e anticolinérgicos.
D
Ambos necessitam de tratamento cirúrgico, quando o clínico falha e a colectomia total com ileostomia terminal é a cirurgia de escolha.
E
O Raio-X simples de abdômen tem pouco valor no diagnóstico da CF (serve mais para excluir outras patologias), sendo importante para o diagnóstico do MT.
Paciente masculino, 40 anos de idade, foi submetido a uma gastrectomia total por câncer. A via de acesso foi uma laparotomia mediana supraumbilical. No quinto dia pós-operatório, apresentou sinais clínicos e laboratoriais de infecção. A etiologia MAIS COMUM é:
O questionário CAGE é uma ferramenta que possibilita o rastreamento de possível dependência de bebidas alcoólicas, situação associada a diversos problemas de saúde. Assinale a alternativa que NÃO consiste em um dos aspectos avaliados pelo questionário:
Qual dos antidepressivos abaixo apresenta contraindicação para glaucoma aberto?
Paciente de 16 anos, portador de varicocele esquerda grau IV, submetido à varicocelectomia há cerca de seis meses retorna ao serviço com exame físico normal, exceto pela recidiva da varicocele em mesmo estágio. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar