Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Reumatologia

Em relação à colite fulminante (CF) e ao megacólon tóxico (MT), complicações graves da doença intestinal inflamatória, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Colonoscopia e enema opaco são contraindicados. No entanto, uma retossigmoidoscopia flexível com pouca insuflação de ar poderá ser utilizada.
B
Quando a CF não responde ao tratamento clínico, pode se usar a ciclosporina venosa ou o infliximabe anti-FNT (Fator de Necrose Tumoral).
C
O tratamento inicial de ambas consiste em: repouso alimentar, drenagem gástrica, hidratação vigorosa, antibióticos venosos, corticoterapia, associado a sintomáticos, como: antidiarreicos, opiáceos para dor e anticolinérgicos.
D
Ambos necessitam de tratamento cirúrgico, quando o clínico falha e a colectomia total com ileostomia terminal é a cirurgia de escolha.
E
O Raio-X simples de abdômen tem pouco valor no diagnóstico da CF (serve mais para excluir outras patologias), sendo importante para o diagnóstico do MT.
Lactente, com 18 meses de idade, apresentou início súbito de choro intenso acompanhado de episódios de flexão das pernas e joelhos sobre o abdome. Evacuou com muco e sangue. Tem história de uso de antibiótico para tratar otite na última semana. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
Com relação à nefrolitíase, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente de 65 anos de idade apresenta esforço miccional, jato urinário fraco e interrompido e esvaziamento incompleto da bexiga, mas também urgência urinária e polaciúria, além de nictúria. Não há relato de retenção urinária com necessidade de cateterismo vesical de alívio. O toque retal e a ultrassonografia mostram uma próstata aumentada de volume, mas não há nódulos. O valor do PSA é discretamente aumentado. A respeito do tratamento adequado para esta nosologia, podemos afirmar:
Em paciente cirrótico com nódulo hipervascularizado medindo 4 cm, com trombose portal associada e alfafetoproteína com alteração significativa, o provável diagnóstico é:
Compartilhar