Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Em relação à corticoterapia antenatal nas gestações entre 24 e 34 semanas para aceleração da maturidade pulmonar fetal, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir. ( ) Deve-se preferencialmente realizar o esquema endovenoso com dexametasona. ( ) A betametasona diminui a movimentação fetal e a variabilidade à cardiotocografia por 5 a 7 dias. ( ) O esquema padrão consiste na administração de betametasona 12 mg de 24 em 24 horas, endovenoso, dose total de 24 mg. ( ) Recomenda-se repetir os ciclos de corticoides semanalmente até a 34ª semana de gestação. ( ) Para que haja algum benefício, tem de haver decorrido pelo menos 18 horas a partir da primeira dose intramuscular. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

A herpangina, afecção de ocorrência comum na infância, tem, como agente etiológico, nas formas epidêmicas, o vírus:
Mulher, com 19 semanas de gestação chega à maternidade com um quadro de abortamento em curso. Houve expulsão de um feto de 350 g, 18 cm, apresentando movimentos respiratórios e batimento do cordão umbilical. Após 30 minutos, constatou-se o óbito do feto. Qual (is) documento (s) deve (m) ser emitido (s) pelo médico obrigatoriamente?
Em relação à doença de Kawasaki, responda de acordo com as informações abaixo. I - É uma doença infecciosa causada pelo vírus coxsackie II - Após a primeira semana é observada uma plaquetopenia III - Adolescentes são os mais afetados pela doença IV - A terapia com altas doses de metilpredinisolona na fase aguda da doença é usada para evitar a formação de aneurismas em artérias coronárias:
O índice de massa corpórea, em Kg/m², de um adulto não atleta, considerado adequado pelos critérios da OMS, varia entre:
Compartilhar