Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cirurgia

Neurologia

Neuropediatria

Em relação à crise convulsiva febril simples, considere as seguintes afirmações: I - São raras antes dos 5 meses, e após os 5 anos de idade. II - O risco de síndrome de deficit de atenção com hiperatividade está aumentado em 6 vezes nesses pacientes, em relação à população geral. III - Crises curtas, de até 5 minutos de duração, estão associadas à recorrência durante o curso da doença de base. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Lucinha, 10 meses, com quadro de diarreia, um episódio de vômito e desidratação leve, compareceu ao posto de saúde. Sua mãe já estava medicando a criança com elixir paregórico, metoclopramida, mantendo o aleitamento materno junto com o soro de reidratação oral e queria iniciar, imediatamente, hidratação venosa. O pediatra, no entanto, afirmou que apenas uma dessas opções estava CORRETA. Por favor, marque-a:
Rogério,12 anos, foi vítima de atropelamento, tendo sofrido trauma torácico. Posteriormente, observou-se a “Tríade de Beck” (turgência jugular, queda da pressão arterial e abafamento de bulhas cardíacas), caracterizando um quadro de:
Kerlianne, 3 anos, afrodescendente, mora em uma favela. As condições sanitárias de sua residência são bastante precárias. Recentemente, apresentou quadro abrupto de diarreia líquida, seguida de febre elevada, cefaleia, acentuada palidez cutâneo-mucosa e sinais flogísticos em membro inferior direito, caracterizando uma osteomielite. Qual a provável etiologia do quadro diarreico? Que outra patologia de base poderia estar associada? Por favor, marque a opção que, provavelmente, envolve a etiologia da diarreia e a doença de base da garota?
Qual destes marcadores é o melhor indicador da endometriose avançada?
Compartilhar