Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Em relação à dengue, assinale a afirmativa correta:

A
A forma hemorrágica ocorre, em geral, após a segunda exposição ao vírus, quando há depressão da resposta imune, acarretando quadro clínico mais grave.
B
A hipovolemia e o choque são consequentes ao aumento da permeabilidade vascular, induzida por citocinas pró-inflamatórias.
C
A trombocitose é devido à coagulopatia de consumo, coagulação intravascular disseminada, sangramento grave e choque.
D
O aumento da permeabilidade vascular acarreta queda no hematócrito em 20% ou mais, perda de plasma e sangramentos.
E
A forma clássica apresenta-se com hepatomegalia, além de plaquetopenia, hemoconcentração e choque.
Acerca da doença arterial obstrutiva periférica, indique a alternativa CORRETA:
Segundo Stein, Zelmanowicz e Falavigna (2013), o rastreamento, também chamado de rastreio ou screening, pode ser definido como um processo que identifica pessoas aparentemente saudáveis, mas que poderiam apresentar maior risco de desenvolver uma doença ou maior probabilidade de ter uma determinada condição clínica; as quais, uma vez identificadas, se confirmadas com segurança, deveriam receber um tratamento capaz de reduzir o risco e/ou complicação da doença em questão. Com relação ao rastreamento de indivíduos assintomáticos, responda à questão seguinte. De acordo com as diretrizes de rastreamento no contexto da Atenção Primária em Saúde no Brasil, publicadas pelo Ministério da Saúde (Cadernos de Atenção Primária – número 29 – Rastreamento), avalie as opções a seguir: I – Recomenda-se o rastreamento de câncer de próstata usando dosagem anual de antígeno prostático específico (PSA) em homens assintomáticos com idades entre 75 e 85 anos. II – Recomenda-se o rastreamento para o câncer de cólon e reto usando pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia ou sigmoidoscopia, em adultos de ambos os sexos, com idades entre 50 e 75 anos. III – Recomenda-se o rastreamento de câncer de colo do útero em mulheres com idade inferior a 65 anos, sexualmente ativas e que tenham a cérvice (não histerectomizadas). IV – Não se recomenda o rastreamento de câncer de colo do útero em mulheres com idade maior que 65 anos, que já tenham um exame de Papanicolau normal e que não façam parte do grupo de alto risco para essa patologia. V – Recomenda-se o rastreamento de câncer da mama bianual por meio de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 74 anos. São recomendações de rastreamento para detecção precoce de câncer:
Sobre a litíase renal/ureteral, considere as assertivas abaixo, utilizando V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) Os episódios agudos relacionados à urolitíase geralmente refletem obstrução, infecção ou ambos.; ( ) Quando o ureter é obstruído por um cálculo, a pressão no sistema coletor proximal sobe e, com distensão progressiva, o paciente experimenta dor significativa e sintomas viscerais, incluindo náuseas, vômitos e íleo paralítico.; ( ) Se o doente estiver livre de sinais de infecção (com base no exame de urina e ausência de calafrios, febre e leucocitose), pode ser tratado ambulatorialmente, desde que possa hidratar oralmente, a dor é adequadamente controlada por analgésicos orais. A sequência CORRETA é:
Paciente do sexo feminino, 33 anos, professora desde os 18 anos, comparece ao ambulatório de otorrinolaringologia com queixa de disfonia progressiva há cerca de 10 meses. Refere que a disfonia se agrava no final do dia, após o turno de trabalho. Nega álcool e tabagismo. Frente a esse caso, qual a principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar