Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Em relação à dengue, assinale a afirmativa correta:

A
A forma hemorrágica ocorre, em geral, após a segunda exposição ao vírus, quando há depressão da resposta imune, acarretando quadro clínico mais grave.
B
A hipovolemia e o choque são consequentes ao aumento da permeabilidade vascular, induzida por citocinas pró-inflamatórias.
C
A trombocitose é devido à coagulopatia de consumo, coagulação intravascular disseminada, sangramento grave e choque.
D
O aumento da permeabilidade vascular acarreta queda no hematócrito em 20% ou mais, perda de plasma e sangramentos.
E
A forma clássica apresenta-se com hepatomegalia, além de plaquetopenia, hemoconcentração e choque.
Um paciente dá entrada no pronto-socorro com história de febre e dor lombar. Após 3 dias de antibioticoterapia, a febre persiste, associada a queda do estado geral. Uma ultrassonografia evidencia a presença de hidronefrose leve e cálculo ureteral distal do lado esquerdo. Nesse caso, a conduta indicada deve ser:
Aumenta os níveis de hemoglobina F quando usado na anemia falciforme:
Lactente de 18 meses foi atendido há dois dias na emergência com quadro de pneumonia, sendo liberado para tratamento domiciliar com amoxicilina, 50 mg/kg/dia que vinha sendo feito conforme as orientações adequadamente fornecidas. Voltou hoje, sem febre ainda tossindo como há dois dias atrás, com frequência respiratória de 51 ipm, apresentando também retração subcostal, qual a conduta a ser tomada:
Pré-escolar de cinco anos é levado ao pediatra para atualização do cartão vacinal. A mãe informa que, aos 15 meses, o paciente apresentou quadro de distúrbio de comportamento, por 72 horas, e três crises convulsivas no quinto dia após a aplicação da vacina tríplice bacteriana. Para esse paciente, além da dose de reforço da tríplice viral deve ser aplicada também a vacina:
Compartilhar